sicnot

Perfil

Mundo

Homem destruiu 10% da vida selvagem na Terra em 25 anos

© Janine Costa / Reuters

Nos últimos 25 anos, os seres humanos já destruíram 10% da vida selvagem na Terra, com a mineração, a exploração ilegal de florestas, a agricultura e a exploração de petróleo.

Desde 1993, uma área com o dobro do tamanho do Alasca foi despojada de vida florestal e animal.

"A contínua perda de vida selvagem é um problema global irreversível que terá consequências para a população e a natureza", dizem os investigadores de estudo norte-americano publicado na revista Cell. "Se as coisas continuarem assim, dentro de 100 anos não vão existir áreas selvagens no mundo."

Segundo os investigadores, a Amazónia e a África Central foram as zonas mais afetadas pela desflorestação das últimas duas décadas. Dos 3.3 milhões de quilómetros quadrados de vida selvagem perdidos desde 1993, a Amazónia ficou sem um terço da sua floresta, enquanto 14% das zonas verdes na África central foram destruídas.

Com isto, a Terra ainda tem cerca de 30 milhões de quilómetros quadrados, o que equivale a menos de um quarto da massa de terra total do planeta.

Contudo, o mais preocupante é o facto da vida selvagem vir a ser destruída cada vez mais rápido. "A quantidade de vida selvagem perdida em duas décadas é assombrosa e muito triste", disse um dos membros da equipa de investigadores que escreveu o estudo.

"Não é possível restaurar a vida selvagem. Assim que é destruída, não há volta a dar. A única opção é proteger aquilo que resta."

Os investigadores defendem que se deve agir rapidamente, porque se não, a vida selvagem vai desaparecer completamente. Isto será um desastre para a conservação, para as mudanças climáticas e para a maior parte das comunidades humanas mais vulneráveis.

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.