sicnot

Perfil

Mundo

Homem destruiu 10% da vida selvagem na Terra em 25 anos

© Janine Costa / Reuters

Nos últimos 25 anos, os seres humanos já destruíram 10% da vida selvagem na Terra, com a mineração, a exploração ilegal de florestas, a agricultura e a exploração de petróleo.

Desde 1993, uma área com o dobro do tamanho do Alasca foi despojada de vida florestal e animal.

"A contínua perda de vida selvagem é um problema global irreversível que terá consequências para a população e a natureza", dizem os investigadores de estudo norte-americano publicado na revista Cell. "Se as coisas continuarem assim, dentro de 100 anos não vão existir áreas selvagens no mundo."

Segundo os investigadores, a Amazónia e a África Central foram as zonas mais afetadas pela desflorestação das últimas duas décadas. Dos 3.3 milhões de quilómetros quadrados de vida selvagem perdidos desde 1993, a Amazónia ficou sem um terço da sua floresta, enquanto 14% das zonas verdes na África central foram destruídas.

Com isto, a Terra ainda tem cerca de 30 milhões de quilómetros quadrados, o que equivale a menos de um quarto da massa de terra total do planeta.

Contudo, o mais preocupante é o facto da vida selvagem vir a ser destruída cada vez mais rápido. "A quantidade de vida selvagem perdida em duas décadas é assombrosa e muito triste", disse um dos membros da equipa de investigadores que escreveu o estudo.

"Não é possível restaurar a vida selvagem. Assim que é destruída, não há volta a dar. A única opção é proteger aquilo que resta."

Os investigadores defendem que se deve agir rapidamente, porque se não, a vida selvagem vai desaparecer completamente. Isto será um desastre para a conservação, para as mudanças climáticas e para a maior parte das comunidades humanas mais vulneráveis.

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19