sicnot

Perfil

Mundo

China diz que nível de radiação é normal após ensaio nuclear norte-coreano

O Governo chinês disse que o ambiente e a saúde da população não foram afetados pelo ensaio nuclear realizado na sexta-feira pela Coreia do Norte e que os níveis de radiação no país são normais, informou a imprensa oficial.

O Ministério da Proteção do Meio Ambiente chinês lançou na sexta-feira um mecanismo de resposta de emergência para controlar o possível aumento da radiação na fronteira nordeste do país, mas as primeiras análises não revelaram irregularidades.

Pyongyang levou a cabo esta sexta-feira, no dia em que celebrava o 68.º aniversário da sua fundação, o seu quinto teste nuclear - o segundo em apenas oito meses - na base de Punggye-ri, no nordeste do país e a menos de 100 quilómetros da China.

Esta ação mereceu uma contundente condenação por parte da comunidade internacional, e também por parte de Pequim, tradicional aliado da Coreia do Norte, que expressou a sua "firme oposição" ao ensaio nuclear e chamou a consultas o embaixador norte-coreano na China.

Lusa

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.