sicnot

Perfil

Mundo

China diz que nível de radiação é normal após ensaio nuclear norte-coreano

O Governo chinês disse que o ambiente e a saúde da população não foram afetados pelo ensaio nuclear realizado na sexta-feira pela Coreia do Norte e que os níveis de radiação no país são normais, informou a imprensa oficial.

O Ministério da Proteção do Meio Ambiente chinês lançou na sexta-feira um mecanismo de resposta de emergência para controlar o possível aumento da radiação na fronteira nordeste do país, mas as primeiras análises não revelaram irregularidades.

Pyongyang levou a cabo esta sexta-feira, no dia em que celebrava o 68.º aniversário da sua fundação, o seu quinto teste nuclear - o segundo em apenas oito meses - na base de Punggye-ri, no nordeste do país e a menos de 100 quilómetros da China.

Esta ação mereceu uma contundente condenação por parte da comunidade internacional, e também por parte de Pequim, tradicional aliado da Coreia do Norte, que expressou a sua "firme oposição" ao ensaio nuclear e chamou a consultas o embaixador norte-coreano na China.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC