sicnot

Perfil

Mundo

China diz que nível de radiação é normal após ensaio nuclear norte-coreano

O Governo chinês disse que o ambiente e a saúde da população não foram afetados pelo ensaio nuclear realizado na sexta-feira pela Coreia do Norte e que os níveis de radiação no país são normais, informou a imprensa oficial.

O Ministério da Proteção do Meio Ambiente chinês lançou na sexta-feira um mecanismo de resposta de emergência para controlar o possível aumento da radiação na fronteira nordeste do país, mas as primeiras análises não revelaram irregularidades.

Pyongyang levou a cabo esta sexta-feira, no dia em que celebrava o 68.º aniversário da sua fundação, o seu quinto teste nuclear - o segundo em apenas oito meses - na base de Punggye-ri, no nordeste do país e a menos de 100 quilómetros da China.

Esta ação mereceu uma contundente condenação por parte da comunidade internacional, e também por parte de Pequim, tradicional aliado da Coreia do Norte, que expressou a sua "firme oposição" ao ensaio nuclear e chamou a consultas o embaixador norte-coreano na China.

Lusa

  • Obama acredita que Guterres será um bom líder da ONU
    0:53

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar de perto com os Estados Unidos na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido esta sexta-feira por Barack Obama, na Casa Branca, onde foi elogiado pelo ainda Presidente.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.