sicnot

Perfil

Mundo

Tóquio e Seul reafirmam cooperação após quinto teste nuclear norte-coreano

A ministra da Defesa japonesa, Tomomi Inada, e o seu homólogo norte-coreano, Han Min-koo, acordaram estreitar a cooperação para lidar com o programa nuclear norte-coreano, após o quinto ensaio nuclear realizado pelo país vizinho na sexta-feira.

Durante a conversa telefónica, Inada disse a Han que o novo teste nuclear representa uma "clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU" e sublinhou a importância da cooperação bilateral, incluindo o intercâmbio de informação entre ambos os países, informou o Ministério de Defesa do Japão.

A ministra da Defesa nipónica também destacou a importância da coordenação com os Estados Unidos para abordar o assunto.

Por sua vez, o ministro Han disse que o teste nuclear foi um grave desafio para a estabilidade regional e global, e que a comunidade internacional necessita fazer esforços de cooperação para lidar com a situação, segundo a informação recolhida pela agência japonesa de notícias Kyodo.

O Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos mantiveram na sexta-feira teleconferências de alto nível em matéria de Defesa, concordando que as ações provocadoras de Pyongyang requerem a união da comunidade internacional para preparar sanções adicionais ao regime norte-coreano, revelou Han.

A Coreia do Norte realizou na sexta-feira o seu quinto teste nuclear, o mais potente até à data, o que gerou uma forte condenação internacional e petições para novas sanções da ONU contra o regime norte-coreano.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.