sicnot

Perfil

Mundo

Atentado suicida no Iémen mata 10 soldados e fere outros 14

Pelo menos 10 soldados morreram e outros 14 ficaram feridos num atentado suicida no sul do Iémen, onde os movimentos jihadistas são muito ativos, indicou hoje fonte dos serviços de segurança iemenitas.

O ataque, perpetrado por um kamikaze ao volante de uma viatura armadilhada, teve como alvo uma posição do exército do Presidente Abd Rabbo Mansour Hadi em Al-Wadie, localidade na província de Abyane, acrescentou a fonte.

No Iémen, as forças lealistas, apoiadas desde março de 2015 por uma coligação militar árabe, combatem os rebeldes, que controlam parte do território, incluindo a capital Sana (norte), e vários grupos jihadistas, implantados no sul.

Nos últimos meses, os jihadistas da Al-Qaida e do grupo Daesh multiplicaram os atentados, sobretudo em Aden (a principal cidade do sul e declarada "capital provisória" do país), apesar dos vários planos das forças governamentais para garantir a segurança nas zonas urbanas.

O último atentado reivindicado pelo Daesh, a 29 de agosto, causou a morte a 71 pessoas, quando um outro kamikaze avançou com uma viatura armadilhada contra um grupo de jovens recrutas do exército, também em Aden.

Segundo as Nações Unidas, o conflito no Iémen já causou mais de 6.600 mortos desde o início da intervenção da coligação árabe.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42