sicnot

Perfil

Mundo

Atentado suicida no Iémen mata 10 soldados e fere outros 14

Pelo menos 10 soldados morreram e outros 14 ficaram feridos num atentado suicida no sul do Iémen, onde os movimentos jihadistas são muito ativos, indicou hoje fonte dos serviços de segurança iemenitas.

O ataque, perpetrado por um kamikaze ao volante de uma viatura armadilhada, teve como alvo uma posição do exército do Presidente Abd Rabbo Mansour Hadi em Al-Wadie, localidade na província de Abyane, acrescentou a fonte.

No Iémen, as forças lealistas, apoiadas desde março de 2015 por uma coligação militar árabe, combatem os rebeldes, que controlam parte do território, incluindo a capital Sana (norte), e vários grupos jihadistas, implantados no sul.

Nos últimos meses, os jihadistas da Al-Qaida e do grupo Daesh multiplicaram os atentados, sobretudo em Aden (a principal cidade do sul e declarada "capital provisória" do país), apesar dos vários planos das forças governamentais para garantir a segurança nas zonas urbanas.

O último atentado reivindicado pelo Daesh, a 29 de agosto, causou a morte a 71 pessoas, quando um outro kamikaze avançou com uma viatura armadilhada contra um grupo de jovens recrutas do exército, também em Aden.

Segundo as Nações Unidas, o conflito no Iémen já causou mais de 6.600 mortos desde o início da intervenção da coligação árabe.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..