sicnot

Perfil

Mundo

EUA garantem ter resposta ao ensaio nuclear da Coreia do Norte

EUA garantem ter resposta ao ensaio nuclear da Coreia do Norte

A Coreia do Norte classifica as ameaças dos EUA de absurdas e afirma que não vai abrir mão dos testes nucleares. A resposta surge depois do anúncio feito em Tóquio de que os Estados Unidos vão tomar acções unilaterais em resposta ao quinto e mais potente ensaio nuclear da Coreia do Norte.

Esta sexta-feira o ensaio foi duramente criticado pelo Conselho de Segurança da ONU que decidiu preparar uma nova resolução com sanções económicas a Pyongyang.

O país tem vindo a realizar, nos últimos meses, testes de mísseis balísticos, ignorando as pressões do Ocidente.

Obama já disse que quer pôr em prática as medidas disponíveis e impostas nas resoluções prévias e adicionar passos mais significativos, o que inclui novas sanções.

Em Tóquio, o enviado especial dos EUA para a Coreia do Norte, Sum Kim, garantiu que os EUA não vão ficar de braços cruzados perante a ameaça de Pyongyang.

  • Troika nem sempre protegeu os mais vulneráveis, conclui avaliação do FMI

    Economia

    O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela troika em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos défices, apurou o gabinete independente de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI),