sicnot

Perfil

Mundo

Irão saúda acordo de tréguas conseguido por russos e norte-americanos

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano saudou hoje o acordo de tréguas russo-norte-americano para a Síria, apelando à criação de um "mecanismo de vigilância" para evitar que o cessar-fogo seja explorado pelos "terroristas".

"O Irão saúda o estabelecimento de qualquer trégua na Síria e a facilitação do acesso à ajuda humanitária para todas as pessoas deste país", declarou o porta-voz do ministério, Bahram Ghasemi.

O responsável alertou que a experiência de há alguns meses, numa referência às tréguas temporárias iniciadas em final de fevereiro, foi que alguns "grupos terroristas" aproveitaram a oportunidade para "reavivar o seu poder e transferir combatentes e armas".

Considerou assim que o sucesso deste acordo "depende da criação de um mecanismo de vigilância global, em particular do controlo das fronteiras para travar a chegada de novos terroristas".

Ghasemi disse ainda que o Irão, um dos principais apoiantes do presidente sírio, Bashar al-Assad, sempre apelou para que fosse encontrada uma solução política para o conflito.

O acordo anunciado na sexta-feira pelos chefes da diplomacia norte-americana e russa diz respeito a uma trégua que deve começar na segunda-feira e que deverá levar a uma cooperação militar inédita contra os 'jihadistas', nomeadamente o grupo Estado Islâmico, mas também a Frente Fateh al-Sham (ex-Frente al-Nusra que renunciou à filiação à Al-Qaida).

O conflito na Síria, iniciado em 2011 após a repressão de manifestações pacíficas contra o regime, já causou mais de 290.000 mortos e obrigou milhões a abandonarem as suas casas.

Lusa

  • Fogo na baixa do Porto provoca quatro feridos, dois em estado grave
    1:38

    New Articles

    Um incêndio em três habitações na baixa do Porto, que deflagrou esta noite, provocou quatro feridos, dois em estado grave. O fogo que foi extinto pelos Bombeiros Sapadores do Porto causou cinco desalojados, dos quais quatro foram acolhidos por familiares e um realojado pela junta de freguesia. Desconhece-se a origem das chamas que destruíram três casas.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.