sicnot

Perfil

Mundo

Irão saúda acordo de tréguas conseguido por russos e norte-americanos

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano saudou hoje o acordo de tréguas russo-norte-americano para a Síria, apelando à criação de um "mecanismo de vigilância" para evitar que o cessar-fogo seja explorado pelos "terroristas".

"O Irão saúda o estabelecimento de qualquer trégua na Síria e a facilitação do acesso à ajuda humanitária para todas as pessoas deste país", declarou o porta-voz do ministério, Bahram Ghasemi.

O responsável alertou que a experiência de há alguns meses, numa referência às tréguas temporárias iniciadas em final de fevereiro, foi que alguns "grupos terroristas" aproveitaram a oportunidade para "reavivar o seu poder e transferir combatentes e armas".

Considerou assim que o sucesso deste acordo "depende da criação de um mecanismo de vigilância global, em particular do controlo das fronteiras para travar a chegada de novos terroristas".

Ghasemi disse ainda que o Irão, um dos principais apoiantes do presidente sírio, Bashar al-Assad, sempre apelou para que fosse encontrada uma solução política para o conflito.

O acordo anunciado na sexta-feira pelos chefes da diplomacia norte-americana e russa diz respeito a uma trégua que deve começar na segunda-feira e que deverá levar a uma cooperação militar inédita contra os 'jihadistas', nomeadamente o grupo Estado Islâmico, mas também a Frente Fateh al-Sham (ex-Frente al-Nusra que renunciou à filiação à Al-Qaida).

O conflito na Síria, iniciado em 2011 após a repressão de manifestações pacíficas contra o regime, já causou mais de 290.000 mortos e obrigou milhões a abandonarem as suas casas.

Lusa

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.