sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de pessoas manifestam-se em Madrid contra touradas

© Susana Vera / Reuters

Milhares de espanhóis manifestaram-se este sábado nas ruas de Madrid para reivindicar "o fim das touradas", depois de terem conseguido proibir uma tourada que culminava com a morte do touro perante o público.

Os manifestantes empunhavam cartazes com mensagens como "tourear, escola de crueldade" ou "tourada, vergonha nacional", constatou uma jornalista da AFP.

O porta-voz do Partido Contra os Maus Tratos dos Animais (PACMA), fundado há 13 anos, apelou por altifalante "ao fim de todos os espetáculos taurinos e festividades sangrentas".

© Susana Vera / Reuters

Entretanto, à passagem dos manifestantes que denunciam a tourada como "uma tortura", populares responderam com a palavra "mentira", ilustrando a viva polémica no país.

A região da Catalunha (noroeste) proibiu a tourada em 2012. Vários presidentes de câmaras e regiões adotaram medidas para deixarem de subsidiar as touradas, ou mesmo proibi-las.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.