sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de pessoas manifestam-se em Madrid contra touradas

© Susana Vera / Reuters

Milhares de espanhóis manifestaram-se este sábado nas ruas de Madrid para reivindicar "o fim das touradas", depois de terem conseguido proibir uma tourada que culminava com a morte do touro perante o público.

Os manifestantes empunhavam cartazes com mensagens como "tourear, escola de crueldade" ou "tourada, vergonha nacional", constatou uma jornalista da AFP.

O porta-voz do Partido Contra os Maus Tratos dos Animais (PACMA), fundado há 13 anos, apelou por altifalante "ao fim de todos os espetáculos taurinos e festividades sangrentas".

© Susana Vera / Reuters

Entretanto, à passagem dos manifestantes que denunciam a tourada como "uma tortura", populares responderam com a palavra "mentira", ilustrando a viva polémica no país.

A região da Catalunha (noroeste) proibiu a tourada em 2012. Vários presidentes de câmaras e regiões adotaram medidas para deixarem de subsidiar as touradas, ou mesmo proibi-las.

Lusa

  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07