sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de pessoas manifestam-se em Madrid contra touradas

© Susana Vera / Reuters

Milhares de espanhóis manifestaram-se este sábado nas ruas de Madrid para reivindicar "o fim das touradas", depois de terem conseguido proibir uma tourada que culminava com a morte do touro perante o público.

Os manifestantes empunhavam cartazes com mensagens como "tourear, escola de crueldade" ou "tourada, vergonha nacional", constatou uma jornalista da AFP.

O porta-voz do Partido Contra os Maus Tratos dos Animais (PACMA), fundado há 13 anos, apelou por altifalante "ao fim de todos os espetáculos taurinos e festividades sangrentas".

© Susana Vera / Reuters

Entretanto, à passagem dos manifestantes que denunciam a tourada como "uma tortura", populares responderam com a palavra "mentira", ilustrando a viva polémica no país.

A região da Catalunha (noroeste) proibiu a tourada em 2012. Vários presidentes de câmaras e regiões adotaram medidas para deixarem de subsidiar as touradas, ou mesmo proibi-las.

Lusa

  • Braga perde com Shakhtar e fica fora dos 16 avos de final da Liga Europa
    3:16
  • Ronaldo não está preocupado com repercussões de eventual fuga fiscal
    1:30

    Football Leaks

    Cristiano Ronaldo diz que quem não deve não teme. O avançado português não se mostra preocupado com as notícias que revelam que o jogador não terá declarado os rendimentos da publicidade ao fisco espanhol. Fontes do Ministério das Finanças do país vizinho confirmaram ao jornal El Mundo que o português está a ser investigado há ano e meio.

  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.