sicnot

Perfil

Mundo

Milhares de pessoas manifestam-se em Madrid contra touradas

© Susana Vera / Reuters

Milhares de espanhóis manifestaram-se este sábado nas ruas de Madrid para reivindicar "o fim das touradas", depois de terem conseguido proibir uma tourada que culminava com a morte do touro perante o público.

Os manifestantes empunhavam cartazes com mensagens como "tourear, escola de crueldade" ou "tourada, vergonha nacional", constatou uma jornalista da AFP.

O porta-voz do Partido Contra os Maus Tratos dos Animais (PACMA), fundado há 13 anos, apelou por altifalante "ao fim de todos os espetáculos taurinos e festividades sangrentas".

© Susana Vera / Reuters

Entretanto, à passagem dos manifestantes que denunciam a tourada como "uma tortura", populares responderam com a palavra "mentira", ilustrando a viva polémica no país.

A região da Catalunha (noroeste) proibiu a tourada em 2012. Vários presidentes de câmaras e regiões adotaram medidas para deixarem de subsidiar as touradas, ou mesmo proibi-las.

Lusa

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.