sicnot

Perfil

Mundo

Pequim diz a embaixador norte-coreano que teste nuclear destabiliza a região

O vice-primeiro-ministro chinês encontrou-se no sábado com o embaixador norte-coreano em Pequim e manifestou o descontentamento da China em relação ao teste nuclear da Coreia do Norte.

"A persistência no desenvolvimento de armamento nuclear e os testes vão contra as expectativas da comunidade internacional e aumentam a tensão na península", disse Zhang Yesui a Ji Jae-ryong, acrescentando que essa ação "não conduz à paz e estabilidade da península Coreana", segundo a agência de notícias chinesa, Xinhua.

Em nome do Governo chinês, Zhang instou a Coreia do Norte a evitar ações que possam exacerbar essas tensões e "regresse ao caminho correto da desnuclearização o mais rápido possível".

Pyongyang levou a cabo esta sexta-feira, no dia em que a Coreia do Norte celebrava o 68.º aniversário da sua fundação, o seu quinto teste nuclear e o segundo em apenas oito meses, na base de Punggye-ri, no nordeste do país e a menos de 100 quilómetros da China.

Esta ação mereceu uma contundente condenação pela comunidade internacional, e também por Pequim, tradicional aliado da Coreia do Norte, que manifestou a sua "firme oposição" e chamou a consultas o embaixador norte-coreano na China.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52