sicnot

Perfil

Mundo

Pequim diz a embaixador norte-coreano que teste nuclear destabiliza a região

O vice-primeiro-ministro chinês encontrou-se no sábado com o embaixador norte-coreano em Pequim e manifestou o descontentamento da China em relação ao teste nuclear da Coreia do Norte.

"A persistência no desenvolvimento de armamento nuclear e os testes vão contra as expectativas da comunidade internacional e aumentam a tensão na península", disse Zhang Yesui a Ji Jae-ryong, acrescentando que essa ação "não conduz à paz e estabilidade da península Coreana", segundo a agência de notícias chinesa, Xinhua.

Em nome do Governo chinês, Zhang instou a Coreia do Norte a evitar ações que possam exacerbar essas tensões e "regresse ao caminho correto da desnuclearização o mais rápido possível".

Pyongyang levou a cabo esta sexta-feira, no dia em que a Coreia do Norte celebrava o 68.º aniversário da sua fundação, o seu quinto teste nuclear e o segundo em apenas oito meses, na base de Punggye-ri, no nordeste do país e a menos de 100 quilómetros da China.

Esta ação mereceu uma contundente condenação pela comunidade internacional, e também por Pequim, tradicional aliado da Coreia do Norte, que manifestou a sua "firme oposição" e chamou a consultas o embaixador norte-coreano na China.

Lusa

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.