sicnot

Perfil

Mundo

Pequim diz a embaixador norte-coreano que teste nuclear destabiliza a região

O vice-primeiro-ministro chinês encontrou-se no sábado com o embaixador norte-coreano em Pequim e manifestou o descontentamento da China em relação ao teste nuclear da Coreia do Norte.

"A persistência no desenvolvimento de armamento nuclear e os testes vão contra as expectativas da comunidade internacional e aumentam a tensão na península", disse Zhang Yesui a Ji Jae-ryong, acrescentando que essa ação "não conduz à paz e estabilidade da península Coreana", segundo a agência de notícias chinesa, Xinhua.

Em nome do Governo chinês, Zhang instou a Coreia do Norte a evitar ações que possam exacerbar essas tensões e "regresse ao caminho correto da desnuclearização o mais rápido possível".

Pyongyang levou a cabo esta sexta-feira, no dia em que a Coreia do Norte celebrava o 68.º aniversário da sua fundação, o seu quinto teste nuclear e o segundo em apenas oito meses, na base de Punggye-ri, no nordeste do país e a menos de 100 quilómetros da China.

Esta ação mereceu uma contundente condenação pela comunidade internacional, e também por Pequim, tradicional aliado da Coreia do Norte, que manifestou a sua "firme oposição" e chamou a consultas o embaixador norte-coreano na China.

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.