sicnot

Perfil

Mundo

A única árvore que sobreviveu aos atentados de 11 de Setembro

© AP

Tinha (quase) tudo para não resistir. Foi o último ser vivo a ser resgatado dos escombros do World Trade Center, após os atentados do 11 de Setembro.

Foi batizada "Árvore Sobrevivente".

Três semanas após os ataques, foi descoberta entre os destroços uma pereira-de-jardim, árvore da espécie Pyrus Calleryana. Foi a única que sobreviveu entre centenas de exemplares.

Estava coberta de cinza, queimada e aparentemente sem vida. Ficou reduzida a menos de 2 metros e meio. Tinha na altura cerca de 30 anos.

O "The New York Times" escreveu que "um olhar menos atento teria pensado que a árvore estaria sem vida".

Foi levada para um viveiro em Bronx, Nova Iorque, onde esteve a ser tratada, durante anos.

Em 2010, já com 10 metros de altura, voltou a "casa" aquando da construção do Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro.

© Reuters

Nesse mesmo ano a "Árvore Sobrevivente" resistiu a uma tempestade. Michael Bloomberg, na altura Mayor de Nova Iorque, chegou a chamar-lhe "símbolo de resiliência da cidade".

A famosa pereira-de-jardim tornou-se ainda estrela de um documentário que estreou em 2014, "The Trees".

Durante cinco anos, Scott Elliott, seguiu a construção da parte paisagística do memorial e realizou o filme que regista, além da plantação de 420 carvalhos brancos dos pântanos, o regresso da "Árvore Sobrevivente".

A história tinha-se tornado quase mitológica. Sabia-se da existência da pereira mas desconhecia-se para onde tinha sido levada. Quem projetou o memorial sabia que este não estaria completo sem ela.

Este excerto do documentário "The Trees" conta toda a história.

  • "Claramente que há mandantes e que foi uma operação organizada"
    4:14

    Crise no Sporting

    Os 23 detidos por suspeitas de terem participado no ataque à Academia de Alcochete ficaram em prisão preventiva. Miguel Sousa Tavares considera que a decisão "é mais para ser exemplar". O comentador da SIC acredita que há mandantes e que esta foi uma "operação organizada". Sousa Tavares diz ainda que os "políticos não têm coragem para impor as leis" e que em Portugal "brinca-se com a lei".

    Miguel Sousa Tavares

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.

  • Jovem britânico em fuga é detido depois de responder à polícia no Facebook

    Mundo

    Através do Facebook, a polícia de West Yorkshire mostrou-se preocupada perante o desaparecimento de um jovem de 21 anos e pediu por informações que pudessem leva-los a descobrir Leon Smith. Contudo, o que não deveriam estar à espera, era que o próprio desaparecido respondesse na rede social e que desafiasse a polícia a "fazer o seu trabalho". As autoridades acabaram por localizar o jovem no mesmo dia.

    SIC