sicnot

Perfil

Mundo

Apedrejamento do diabo junta mais de um milhão de peregrinos em Meca

Nariman El-Mofty / AP

Milhares de muçulmanos participaram no tradicional "apedrejamento do diabo", em Mina, na Arábia Saudita.Trata-se de um ritual símbólico que integra as celebrações anuais da Festa do Sacrifício.

O ato de atirar pedras contra um pilar de Mina pretende simbolizar a rejeição das tentações do diabo. No local, a cerca de 7 quilómetros de Meca, estão mais de 180 mil tendas para os 1,8 milhões de peregrinos.

As celebrações deste ano decorrem sob apertadas medidas de segurança depois de no ano passado mais de 2300 participantes terem morrido por causa de uma debandada.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.