sicnot

Perfil

Mundo

Apedrejamento do diabo junta mais de um milhão de peregrinos em Meca

Nariman El-Mofty / AP

Milhares de muçulmanos participaram no tradicional "apedrejamento do diabo", em Mina, na Arábia Saudita.Trata-se de um ritual símbólico que integra as celebrações anuais da Festa do Sacrifício.

O ato de atirar pedras contra um pilar de Mina pretende simbolizar a rejeição das tentações do diabo. No local, a cerca de 7 quilómetros de Meca, estão mais de 180 mil tendas para os 1,8 milhões de peregrinos.

As celebrações deste ano decorrem sob apertadas medidas de segurança depois de no ano passado mais de 2300 participantes terem morrido por causa de uma debandada.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15