sicnot

Perfil

Mundo

Áustria adia repetição das presidenciais por problemas com boletins

O Governo da Áustria anunciou esta segunda-feira que vai pedir ao Parlamento o adiamento da repetição das eleições presidenciais, prevista para 02 de outubro, devido a um defeito de fabrico dos boletins de voto.

"Vamos pedir ao Parlamento que aprove o adiamento da eleição", disse o ministro do Interior, Wofgang Sobotka.

Entre as datas possíveis para a realização da votação, o ministro referiu 27 de novembro ou 4 de dezembro.

A decisão era esperada há vários dias devido à descoberta de um "defeito de fabrico" nos boletins do voto por correspondência, muito utilizado na Áustria, que fazia com que os envelopes se abrissem por falta de cola.

"Este problema de produção não nos permite garantir que o escrutínio decorre sem falhas do ponto de vista jurídico", disse o ministro, apresentando as desculpas do Governo aos eleitores e aos candidatos.

A votação é uma repetição da segunda volta das presidenciais, realizada a 22 de maio, invalidada por irregularidades no processo de contagem dos votos por correio.

A eleição foi vencida pelo ecologista Van der Bellen com uma escassa vantagem de 31.000 votos sobre o candidato da extrema-direita Norbert Hofer, cujo partido, FPÖ, pediu a anulação do resultado.

Lusa

  • Anulado resultado das eleições presidenciais na Áustria

    Mundo

    O Tribunal Constitucional da Áustria anunciou hoje a anulação do resultado das presidenciais de maio devido a irregularidades na contagem dos votos. O ecologista Alexander Van der Bellen venceu as eleições, com 50,3 por cento dos votos, contra o candidato de extrema-direita, Norbert Hofer. Esta decisão sem precedentes, que valida o recurso interposto pelo partido FPO de Hofer, abre caminho à realização de novas eleições no outono.

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.