sicnot

Perfil

Mundo

China completa ponte mais alta do mundo

© China Stringer Network / Reut

Operários e engenheiros chineses terminaram a estrutura do que se tornará a ponte mais alta do mundo, erguida 565 metros acima do solo, anunciaram hoje as autoridades da província de Guizhou, no sudoeste do país.

As duas extremidades da ponte Beipanjiang, localizada sobre o rio, numa área montanhosa de Guizhou, foram ligadas no sábado, detalha o comunicado.

Com 1.341 metros de comprimento, a estrutura vai começar a funcionar no final deste ano, permitindo reduzir, de cinco para duas horas, a duração da viagem entre Liupanshui, em Guizhou, e Xuanwei, na província vizinha de Yunnan, segundo a televisão estatal CCTV.

© China Stringer Network / Reut

A Beipanjiang ultrapassará a ponte do Rio Si Du, localizada também na China, e que se ergue 496 metros acima da água, como a ponte mais alta do mundo.

Lusa

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC