sicnot

Perfil

Mundo

Jovem francês mata mãe por tentar impedi-lo de se juntar à jihad na Síria

Um jovem francês de 25 anos com antecedentes psiquiátricos matou esta madrugada a sua mãe, que tentava impedi-lo de partir para a Síria para se juntar aos militantes islamitas, noticiou esta segunda-feira a emissora "France Bleue".

O homicida ligou depois para a polícia para confessar que tinha estrangulado a mãe, de 62 anos, acrescenta a mesma emissora, citada pela agência EFE.

Após ser detido, na cidade francesa de Le Havre (noroeste), o suspeito explicou que tinha tido uma discussão com a mãe, que se recusava a deixá-lo partir para a Síria.

A polícia judiciária irá agora investigar o caso.

Não se sabe se o homem tinha antecedentes ou se estava identificado pelos serviços secretos por ligações ao radicalismo islâmico.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC