sicnot

Perfil

Mundo

Primeiras sanções norte-americanas contra o líder norte-coreano

Os Estados Unidos anunciaram hoje sanções financeiras contra o líder norte-coreano Kim Jong-Un e a outros dez altos responsáveis da Coreia do Norte por violações dos direitos humanos.

Pela primeira vez, Kim Jong-Un foi colocado na lista negra das Finanças norte-americanas após a publicação de um relatório do Departamento de Estado sobre "graves abusos dos direitos humanos na Coreia do Norte", indicou o ministério das Finanças em comunicado.

Os seus eventuais bens no território norte-americano, e dos restantes altos responsáveis abrangidos, foram congelados.

"Sob Kim Jong-Un, a Coreia do Norte continua a infligir uma crueldade e uma dureza intoleráveis sobre milhões de pessoas, incluindo execuções extrajudiciais, trabalho forçado e tortura", afirmou Adam Szubin, subsecretário de Estado das Finanças responsável pela luta contra o terrorismo.

Entre os dez responsáveis designados, as sanções atingem designadamente o ministro da Segurança, Choe Pu Il, o seu conselheiro, Ri Song Chol, e o diretor do gabinete do ministério da Segurança de Estado, Kang Song Nam.

Cinco entidades, incluindo o ministério da Organização responsável pela censura, também foram acrescentados à lista negra norte-americana.

A Coreia do Norte já está submetida a diversas sanções internacionais, em particular norte-americanas, pelos seus programas nuclear e balístico.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.