sicnot

Perfil

Mundo

Primeiras sanções norte-americanas contra o líder norte-coreano

Os Estados Unidos anunciaram hoje sanções financeiras contra o líder norte-coreano Kim Jong-Un e a outros dez altos responsáveis da Coreia do Norte por violações dos direitos humanos.

Pela primeira vez, Kim Jong-Un foi colocado na lista negra das Finanças norte-americanas após a publicação de um relatório do Departamento de Estado sobre "graves abusos dos direitos humanos na Coreia do Norte", indicou o ministério das Finanças em comunicado.

Os seus eventuais bens no território norte-americano, e dos restantes altos responsáveis abrangidos, foram congelados.

"Sob Kim Jong-Un, a Coreia do Norte continua a infligir uma crueldade e uma dureza intoleráveis sobre milhões de pessoas, incluindo execuções extrajudiciais, trabalho forçado e tortura", afirmou Adam Szubin, subsecretário de Estado das Finanças responsável pela luta contra o terrorismo.

Entre os dez responsáveis designados, as sanções atingem designadamente o ministro da Segurança, Choe Pu Il, o seu conselheiro, Ri Song Chol, e o diretor do gabinete do ministério da Segurança de Estado, Kang Song Nam.

Cinco entidades, incluindo o ministério da Organização responsável pela censura, também foram acrescentados à lista negra norte-americana.

A Coreia do Norte já está submetida a diversas sanções internacionais, em particular norte-americanas, pelos seus programas nuclear e balístico.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51