sicnot

Perfil

Mundo

Sobe para 133 número de mortos devido a inundações na Coreia do Norte

O número de mortos na sequência das inundações que têm afetado o nordeste da Coreia do Norte subiu para 133, de acordo com um novo balanço divulgado hoje pela ONU.

Segundo as Nações Unidas, outras 395 pessoas foram dadas como desaparecidas.

Além disso, aproximadamente 170 mil foram forçadas a fugir das suas casas nas zonas ao longo do rio Tumen, de acordo com o comunicado do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU, que cita dados do Governo norte-coreano.

O anterior balanço facultado pela ONU, na quinta-feira, era de 60 mortos.

As pessoas na zona afetada estão a passar por "grandes dificuldades", segundo a imprensa estatal norte-coreana, e a campanha nacional de trabalho massiva lançada para impulsionar a economia foi redirecionada para assistir as vítimas das cheias.

Mais de 35.500 casas ficaram danificadas, incluindo mais de dois terços (69%) completamente destruídas, segundo a OCHA, que deu ainda conta de danos em 8.700 edifícios públicos. Aproximadamente 16.000 hectares de terras agrícolas ficaram inundados e pelo menos 140 mil pessoas precisam de ajuda urgente.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".