sicnot

Perfil

Mundo

Há uma linguagem universal e secreta partilhada pelos seres humanos

© Michaela Rehle / Reuters

Pessoas de todo o mundo, de diferentes países e línguas, usam os mesmo sons em palavras que descrevem os objetos ou os conceitos mais comuns. Uma linguagem escondida que não tínhamos consciência de existir.

O primeiro estudo que se debruçou sobre os sons de milhares de línguas sugere que os seres humanos falam uma espécie de "linguagem universal". Contraria assim o princípio da linguística moderna de que não há qualquer ligação entre os sons e os significados das palavras.

"Estes padrões sonoros são encontrados (em línguas) pelo mundo, independentemente da dispersão geográfica dos seres humanos e independentemente da linhagem linguística", afirma um dos responsáveis pela investigação, Morten H. Christiansen, da Universidade Cornell, nos EUA.

A equipa de Christiansen juntou cientistas de vários países e diferentes áreas do conhecimento - físicos, linguistas, analistas informáticos - para investigar mais de dois terços (62%) das linguagens usadas por todo o mundo nos dias de hoje.

A análise incidiu no vocabulário básico de cada língua, sobretudo nas palavras usadas para descrever até 100 conceitos do dia-a-dia: cão, orelha, água, dente, tu.

Encontraram uma grande relação estatística entre conceitos e sons que as pessoas vocalizam.

Por exemplo: a palavra para nariz tem geralmento o som "neh"; as palavras vermelho e redondo têm o som "r".

"Não quer dizer que todas as palavras (nas várias línguas) tenham estes sons, mas a relação é muito maior do que aquela que antes suponhamos", declarou Christiansen, citado pela Science Alert.

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.