sicnot

Perfil

Mundo

Há uma linguagem universal e secreta partilhada pelos seres humanos

© Michaela Rehle / Reuters

Pessoas de todo o mundo, de diferentes países e línguas, usam os mesmo sons em palavras que descrevem os objetos ou os conceitos mais comuns. Uma linguagem escondida que não tínhamos consciência de existir.

O primeiro estudo que se debruçou sobre os sons de milhares de línguas sugere que os seres humanos falam uma espécie de "linguagem universal". Contraria assim o princípio da linguística moderna de que não há qualquer ligação entre os sons e os significados das palavras.

"Estes padrões sonoros são encontrados (em línguas) pelo mundo, independentemente da dispersão geográfica dos seres humanos e independentemente da linhagem linguística", afirma um dos responsáveis pela investigação, Morten H. Christiansen, da Universidade Cornell, nos EUA.

A equipa de Christiansen juntou cientistas de vários países e diferentes áreas do conhecimento - físicos, linguistas, analistas informáticos - para investigar mais de dois terços (62%) das linguagens usadas por todo o mundo nos dias de hoje.

A análise incidiu no vocabulário básico de cada língua, sobretudo nas palavras usadas para descrever até 100 conceitos do dia-a-dia: cão, orelha, água, dente, tu.

Encontraram uma grande relação estatística entre conceitos e sons que as pessoas vocalizam.

Por exemplo: a palavra para nariz tem geralmento o som "neh"; as palavras vermelho e redondo têm o som "r".

"Não quer dizer que todas as palavras (nas várias línguas) tenham estes sons, mas a relação é muito maior do que aquela que antes suponhamos", declarou Christiansen, citado pela Science Alert.

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.