sicnot

Perfil

Mundo

Israel nega abate de aviões militares pelas forças da Síria

O Exército israelita negou a informação avançada hoje pela Síria de que dois aviões de Israel foram abatidos após um bombardeamento contra território sírio.

Última atualização 09.42


"Durante a noite, dois mísseis terra-ar foram lançados de território sírio, depois de uma missão noturna israelita contra posições da artilharia da Síria mas, em nenhum momento, a segurança dos aviões das forças israelitas esteve comprometida", refere um comunicado oficial de Israel.

Segundo o mesmo documento, nas últimas horas, Israel atacou posições do Exército sírio na região central dos Montes Golã, respondendo a um disparo da artilharia síria contra o território controlado pelos israelitas.

Trata-se do quarto incidente do género desde a semana passada e o primeiro desde a entrada em vigor do cessar-fogo em território sírio alcançado pela Rússia e pelos Estados Unidos.

Os Montes Golã, ocupados por Israel e Síria desde 1967, são palco de tensão entre os dois países, sendo que desde o início da guerra civil síria em 2011 a situação agravou-se na região.

Antes do comunicado emitido em Jerusalém, o comando das Forças Armadas sírias afirmou que as baterias de defesa antiaérea tinham abatido um avião israelita que tinha atacado posições militares de Damasco na província de Al Quneitra, próximo do território controlado pelos israelitas nos Montes Golã.

No mesmo comunicado, o Exército sírio explicava que, além do avião, um aparelho não tripulado tinha também sido abatido a oeste da zona de Sasa.

Lusa

  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.