sicnot

Perfil

Mundo

Professor usa reconhecimento facial para saber se alunos estão aborrecidos

Um professor da Universidade de Sichuan, na China, não quer um daqueles docentes chatos que aborrecem os alunos durante as aulas. E recorre a um método que o ajuda a perceber se há algum estudante a adormecer na sua aula.

Wei Xiaoyong personalizou um sistema de reconhecimento facial, calibrado para detetar expressões e as suas alterações durante a aula. Vai podendo assim adaptar a sua palestra de forma a que os alunos não percam o interesse.

Não é 100% garantido que funcione, há sempre o risco de algum estudante estoico que não demonstre emoções. Pode também trazer alguns receios de violação de privacidade, mas o professor Wei Xiaoyong acredita que são questões ultrapassáveis dados os bons resultados e a ajuda que tem obtido.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.