sicnot

Perfil

Mundo

Recusada liberdade a agente de Pinochet condenado a 386 anos de prisão

A justiça chilena negou esta terça-feira a concessão de liberdade condicional ao ex-brigadeiro Miguel Krassnoff, condenado a 386 anos de prisão por violações de direitos humanos durante a ditadura militar de Augusto Pinochet (1973-1990).

Segundo fontes judiciais, depois de acolhido o recurso interposto pelo ex-membro da polícia política de Pinochet, DINA, o tribunal de Recursos de Santiago recusou a pretensão, por unanimidade.

A justiça chilena argumentou que "o postulante carece de comportamento impecável" para obter o pretendido.

Segundo o órgão judicial, Krassnoff, um dos agentes da repressão militar com mais condenações no Chile, apresenta "problemas de comportamento, uma vez que na avaliação psicológica contacta-se que nega a participação nos delitos pelos quais cumpre condenação".

A decisão invocou ainda que Krassnoff "justifica a sua atuação com as necessidades da época, mostra consciência insuficiente do crime, da destruição e do mal causado, apenas reconhece circunstancialmente e de maneira incompleta a autoria dos crimes, sem evidenciar uma necessidade autêntica de mudança de atitude face aos crimes".

Krasnoff foi detido em 2001, acusado de participar em raptos e desaparecimentos entre 1973 e 1974, quando era tenente do Exército colocado em comissão de serviço na Direção de Informações Nacional (DINA).

Durante a ditadura de Pinochet, segundo números oficiais, cerca de 3.200 chilenos foram assassinados por agentes do Estado, dos quais 1.192 ainda estão desaparecidos, e outros 33 mil foram detidos e torturados por causas políticas.

Lusa

  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.