sicnot

Perfil

Mundo

Campanha global pede a Obama que perdoe Edward Snowden

© Reuters

Várias organizações e personalidades lançaram esta quarta-feira uma campanha global para pedir a Barack Obama que se coloque "do lado certo da história" e perdoe Edward Snowden antes de terminar o mandato, em janeiro de 2017.

Snowden, o consultor informático que em 2013 revelou a existência nos serviços de informações dos Estados Unidos de programas de vigilância em massa de comunicações, "enfrenta a possibilidade de décadas na prisão por falar em defesa dos direitos humanos", lê-se num comunicado.

A Amnistia Internacional, a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) e a Human Rights Watch estão entre os organizadores da campanha, que defende que "deixar Edward Snowden num limbo será uma mancha no legado do presidente Obama".

Snowden, 33 anos, está exilado na Rússia desde 1 de agosto de 2013. Os Estados Unidos acusam-no de violar a lei da espionagem, pelo que pode ser condenado a 30 anos de prisão.

"Sim, há leis nos livros que dizem uma coisa, mas é talvez por isso que existe o perdão, para as exceções, para o que pode parecer ilegal em forma de letra numa página, mas que se for olhado moralmente, eticamente, pelos resultados que teve, foi necessário e foi decisivo", sustenta Snowden numa entrevista publicada na terça-feira pelo diário britânico The Guardian.

"Penso que quando as pessoas veem os benefícios, é claro que desde 2013 as leis do nosso país mudaram. O Congresso, os tribunais e o presidente, todos mudaram de política depois destas revelações. Ao mesmo tempo, nunca houve uma prova pública de que alguém tenha sofrido" com elas, acrescenta.

A campanha pelo perdão presidencial é lançada dois dias antes da estreia comercial do filme "Snowden", do realizador norte-americano Oliver Stone, que já foi apresentado no festival de cinema de Toronto, Canadá.

"Edward Snowden agiu claramente no interesse do público. Ele suscitou um dos mais importantes debates sobre vigilância governamental em décadas e deu origem a um movimento global em defesa da privacidade na era digital. Castigá-lo por isso enviaria a perigosa mensagem de que aqueles que são testemunhas de violações dos direitos humanos não devem denunciá-las", advertiu o secretário-geral da Amnistia Internacional, Salil Shetty.

"É irónico que Snowden esteja a ser tratado como um espião, quando o seu ato de coragem chamou a atenção para o facto de os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido espiarem ilegalmente milhões de pessoas sem o seu consentimento", acrescentou.

Snowden entregou a jornalistas milhares de documentos secretos que reuniu quando trabalhou como analista informático para uma empresa subcontratada pela Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana. Os documentos revelaram a existência de programas de vigilância de milhões de comunicações telefónicas e eletrónicas pelos governos norte-americano e britânico.

Depois das revelações de Snowden, Barack Obama aprovou uma diretiva que impôs mudanças significativas às práticas de vigilância das agências norte-americanas.

"Casos como o de Edward Snowden são precisamente a razão por que existe o perdão (...) Face ao contributo muito concreto de Snowden para um debate democrático mundial, devíamos estar a discutir como lhe agradecer, não como o castigar", defendeu o advogado de Snowden, Ben Wizner.

Lusa

  • Snowden cria capa de telemóvel à prova de espiões

    Mundo

    Edward Snowden e o hacker Andrew "Bunnie" Huang criaram uma capa de telemóvel que, garantem, é à prova de espiões. O objetivo é proteger as pessoas de serem digitalmente espiadas, alertando-as quando o seu telefone estiver a receber ou a enviar informação sem o seu conhecimento ou permissão.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.