sicnot

Perfil

Mundo

ONU quer pressão dos EUA e da Rússia para que ajuda chegue aos sírios

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu esta quarta-feira aos Estados Unidos e à Rússia para exercerem maior pressão com todas as partes no confronto na Síria, para garantir a chegada de ajuda à cidade de Alepo.

"É crucialmente importante que as garantias de segurança sejam concecidas" para que 20 camiões com comida e outras necessidades primárias cheguem às pessoas, vincou hoje Ban Ki-moon, numa conferência de imprensa nas Nações Unidas, Nova Iorque.

E concretizou: "Tenho vindo a pedir ao Governo russo para exercer influência sobre o Governo sírio, e também [pedi apoio] ao lado americano para se certificarem de que os grupos armados sírios também cooperem plenamente".

Previamente, os media estatais turcos tinham referido que uma coluna de 20 camiões com ajuda humanitária - hoje abordada por Ban Ki-moon - atravessou a fronteira do país em direção à cidade síria de Alepo, na sequência do cessar-fogo em vigor desde a tarde de segunda-feira.

O enviado especial da ONU para a Síria saudou na terça-feira em Genebra "uma quebra significativa da violência" no país 24 horas após o início da anunciada trégua, mas disse que a organização ainda não distribuiu ajuda humanitária.

"A situação melhorou radicalmente", declarou aos jornalistas Staffan de Mistura, apesar de se referir a casos isolados de violência, incluindo por parte das forças rebeldes.

O responsável da ONU referiu no entanto que as Nações Unidas não distribuíram ajuda humanitária aos civis sírios no primeiro dia de um frágil cessar-fogo, devido a preocupações de segurança.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.