sicnot

Perfil

Mundo

Presidente da Comissão Europeia faz hoje discurso sobre estado da União

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, profere hoje no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o discurso sobre o estado da União.

O discurso, assinala o início do diálogo entre Conselho, Comissão e Parlamento, previsto no Tratado de Lisboa, com vista à elaboração do programa de trabalho da Comissão para 2017.

"O Presidente Juncker fará o balanço dos objetivos alcançados e apresentará as prioridades para o próximo ano [e] descreverá também a forma como a Comissão enfrentará os desafios da União Europeia", refere um comunicado divulgado pela representação em Portugal do órgão executivo da União Europeia.

Segundo a representação da CE em Portugal, o discurso -- transmitido em direto em www.ec.europa.eu/soteu nas 24 línguas oficiais será seguido de debate com os eurodeputados em sessão plenária.

Jean-Claude Junker apresenta o estado da União dois dias antes de se reunir, em Bratislava, numa cimeira informal com 27 líderes da UE - o Reino Unido fica de fora depois do referendo de junho que ditou o divórcio do bloco europeu (o chamado 'Brexit') - para debaterem o futuro.

Lusa

  • As vítimas do ataque de Londres

    Ataque em Londres

    O ataque desta quarta-feira ao Parlamento britânico em Londres fez quatro mortos, incluindo o atacante. Cerca de 40 pessoas de 11 países diferentes ficaram feridas, entre as quais 29 precisaram de ser levadas para o hospital, onde sete continuam em estado crítico.

    Ana Rute Carvalho

  • Inclusão social em Évora
    2:08

    País

    Mais de 40 empresas do distrito de Évora abriram as portas durante um dia a pessoas portadoras de deficiência. É ideia foi sublinhar a importância da  inclusão no mercado de trabalho.