sicnot

Perfil

Mundo

Presidente da Comissão Europeia faz hoje discurso sobre estado da União

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, profere hoje no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o discurso sobre o estado da União.

O discurso, assinala o início do diálogo entre Conselho, Comissão e Parlamento, previsto no Tratado de Lisboa, com vista à elaboração do programa de trabalho da Comissão para 2017.

"O Presidente Juncker fará o balanço dos objetivos alcançados e apresentará as prioridades para o próximo ano [e] descreverá também a forma como a Comissão enfrentará os desafios da União Europeia", refere um comunicado divulgado pela representação em Portugal do órgão executivo da União Europeia.

Segundo a representação da CE em Portugal, o discurso -- transmitido em direto em www.ec.europa.eu/soteu nas 24 línguas oficiais será seguido de debate com os eurodeputados em sessão plenária.

Jean-Claude Junker apresenta o estado da União dois dias antes de se reunir, em Bratislava, numa cimeira informal com 27 líderes da UE - o Reino Unido fica de fora depois do referendo de junho que ditou o divórcio do bloco europeu (o chamado 'Brexit') - para debaterem o futuro.

Lusa

  • "O bom senso obriga a acordo para a estabilização do sistema financeiro"
    2:06

    Economia

    O Presidente da República disse esta quarta-feira que "o bom senso obriga a que todos estejam de acordo para a estabilização do sistema financeiro". Num aparente recado a Passos Coelho, Marcelo apelou a um consenso de regime e avisou que "não há prazer tático que justifique o desgaste" provocado pelas divisões atuais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.