sicnot

Perfil

Mundo

Presidente da Comissão Europeia faz hoje discurso sobre estado da União

O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, profere hoje no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o discurso sobre o estado da União.

O discurso, assinala o início do diálogo entre Conselho, Comissão e Parlamento, previsto no Tratado de Lisboa, com vista à elaboração do programa de trabalho da Comissão para 2017.

"O Presidente Juncker fará o balanço dos objetivos alcançados e apresentará as prioridades para o próximo ano [e] descreverá também a forma como a Comissão enfrentará os desafios da União Europeia", refere um comunicado divulgado pela representação em Portugal do órgão executivo da União Europeia.

Segundo a representação da CE em Portugal, o discurso -- transmitido em direto em www.ec.europa.eu/soteu nas 24 línguas oficiais será seguido de debate com os eurodeputados em sessão plenária.

Jean-Claude Junker apresenta o estado da União dois dias antes de se reunir, em Bratislava, numa cimeira informal com 27 líderes da UE - o Reino Unido fica de fora depois do referendo de junho que ditou o divórcio do bloco europeu (o chamado 'Brexit') - para debaterem o futuro.

Lusa

  • As zonas de guerra que o fogo deixou
    3:13

    País

    A chuva finalmente ajudou na luta contra as chamas e o que fica agora é um cenário de devastação no norte e centro do país. Morreram 37 pessoas, arderam centenas de casas e empresas e há críticas severas à falta de meios.

  • CDS avança com moção de censura ao Governo

    País

    A líder do CDS anunciou hoje que o partido vai apresentar uma moção de censura ao Governo, na sequência dos incêndios que fizeram 37 mortos desde domingo, quatro meses depois da tragédia de Pedrógão Grande.

    Em atualização

  • O mapa das vítimas dos incêndios
    1:19

    País

    Aumentou para 37 o número de mortes na sequência dos fogos que assolaram a zona Centro do país desde o fim de semana. Feridos são pelo menos 71. Atualizamos aqui o mapa, segundo o último balanço da Proteção Civil.

  • Visto do céu, Portugal é um país que se vestiu de negro
    3:28
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06