sicnot

Perfil

Mundo

Salvo pelo piloto automático

Salvo pelo piloto automático

Um jovem cadete da Força Aérea norte-americana escapou à morte certa graças ao piloto automático do F-16 que pilotava.

O cadete estava a meio de um voo de treino quando ficou inconsciente. O sistema de anticolisão evitou que o aparelho se despenhasse e salvou o piloto.

A câmara instalada a bordo do F-16 filmou tudo.

Aconteceu em maio deste ano, durante o treino de manobras básicas. O piloto em formação, não "resistiu" aos 8,3G de força a que foi sujeito após a manobra e desmaiou.

O caça começou a cair a pique. Nas imagens é possível ver a perda de altitude à direita do painel.

O Auto-GCAS (Automatic Ground Collision Avoidance System) reagiu a tempo e levantou o "nariz" do caça recuperando a altitude de segurança.

O vídeo só agora foi tornado público pela Força Aérea norte-americana. Foi divulgado no site da Aviation Week e mostra o momento em que sistema automático se substitui ao piloto.

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.