sicnot

Perfil

Mundo

Salvo pelo piloto automático

Salvo pelo piloto automático

Um jovem cadete da Força Aérea norte-americana escapou à morte certa graças ao piloto automático do F-16 que pilotava.

O cadete estava a meio de um voo de treino quando ficou inconsciente. O sistema de anticolisão evitou que o aparelho se despenhasse e salvou o piloto.

A câmara instalada a bordo do F-16 filmou tudo.

Aconteceu em maio deste ano, durante o treino de manobras básicas. O piloto em formação, não "resistiu" aos 8,3G de força a que foi sujeito após a manobra e desmaiou.

O caça começou a cair a pique. Nas imagens é possível ver a perda de altitude à direita do painel.

O Auto-GCAS (Automatic Ground Collision Avoidance System) reagiu a tempo e levantou o "nariz" do caça recuperando a altitude de segurança.

O vídeo só agora foi tornado público pela Força Aérea norte-americana. Foi divulgado no site da Aviation Week e mostra o momento em que sistema automático se substitui ao piloto.

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.