sicnot

Perfil

Mundo

Senadora espanhola suspeita em caso de branqueamento de capitais abandona PP

A ex-presidente da câmara de Valência Rita Barberá, anunciou esta quarta-feira que abandona o Partido Popular (PP), a pedido do partido, mas que mantém o seu lugar no Senado espanhol, na sequência de uma investigação por branqueamento de capitais.

Este é mais um caso de corrupção que atinge dirigentes do PP (direita), que está no poder em Espanha há quatro anos, e que tem sido muito criticado por toda a oposição, que não deverá aceitar que Barberá se mantenha no Senado, câmara alta das Cortes Gerais espanholas.

Barberá defendeu em comunicado à imprensa que, ao abandonar o PP, está a "demonstrar mais uma vez" a sua "entrega" ao partido e a sua vontade de não o prejudicar.

A senadora defende que a decisão de se demitir do PP foi "dolorosa", mas que lhe permite "atuar em plena liberdade, sem estar submetida a qualquer disciplina", para exercer a sua defesa, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição espanhola.

A justiça espanhola vai investigar Rita Barberá no âmbito do caso de branqueamento de capitais conhecido como "Imelsa", que envolve o grupo do PP em Valência, quando Rita Barberá era presidente da autarquia.

Lusa

  • "O euro como o conhecemos é uma construção imperfeita"
    1:26

    Economia

    O primeiro-ministro diz que o euro como o conhecemos é uma construção imperfeita e que sem regras iguais para todos não é possível a reforma da moeda única. As declarações de António Costa foram feitas esta terça-feira, em Lisboa, numa conferência intitulada de "Consolidar o Euro. Promover a Convergência".

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.