sicnot

Perfil

Mundo

Senadora espanhola suspeita em caso de branqueamento de capitais abandona PP

A ex-presidente da câmara de Valência Rita Barberá, anunciou esta quarta-feira que abandona o Partido Popular (PP), a pedido do partido, mas que mantém o seu lugar no Senado espanhol, na sequência de uma investigação por branqueamento de capitais.

Este é mais um caso de corrupção que atinge dirigentes do PP (direita), que está no poder em Espanha há quatro anos, e que tem sido muito criticado por toda a oposição, que não deverá aceitar que Barberá se mantenha no Senado, câmara alta das Cortes Gerais espanholas.

Barberá defendeu em comunicado à imprensa que, ao abandonar o PP, está a "demonstrar mais uma vez" a sua "entrega" ao partido e a sua vontade de não o prejudicar.

A senadora defende que a decisão de se demitir do PP foi "dolorosa", mas que lhe permite "atuar em plena liberdade, sem estar submetida a qualquer disciplina", para exercer a sua defesa, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição espanhola.

A justiça espanhola vai investigar Rita Barberá no âmbito do caso de branqueamento de capitais conhecido como "Imelsa", que envolve o grupo do PP em Valência, quando Rita Barberá era presidente da autarquia.

Lusa

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09