sicnot

Perfil

Mundo

Embaixada britânica em Ancara encerra por motivos de segurança

A embaixada britânica em Ancara vai estar encerrada esta sexta-feira por motivos de segurança, na sequência de uma série de ataques registados recentemente na Turquia.

"A embaixada britânica em Ancara vai encerrar ao público na sexta-feira, 16 de setembro, por motivos de segurança", refere um comunicado, sem fornecer mais detalhes.

À semelhança da maioria das missões estrangeiras na Turquia, a embaixada britânica esteve encerrada para serviços consulares no feriado islâmico do Eid al-Adha que se iniciou na segunda-feira. Mas deveria reabrir na sexta-feira após o fim dos feriados oficiais.

A Turquia tem sido atingida este ano por uma série de ataques atribuídos a grupos 'jihadistas' e aos militantes curdos. As missões estrangeiras encerraram nessas ocasiões, também por motivos de segurança.

Em paralelo, a embaixada alemã em Ancara referiu que as suas representações na Turquia "vão fornecer serviços limitados até sexta-feira" e "permanecer encerradas para encontros ou reuniões", sem adiantar pormenores.

Em novembro de 2003, em Istambul, bombistas suicidas detonaram os seus veículos armadilhados no consulado britânico e no edifício do banco HSBC, com sede em Londres. O cônsul-geral britânico, Roger Short, foi uma das vítimas dos ataques reivindicados pela Al-Qaida e que provocaram nos dois locais 27 mortos e 400 feridos.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22