sicnot

Perfil

Mundo

Embaixada britânica em Ancara encerra por motivos de segurança

A embaixada britânica em Ancara vai estar encerrada esta sexta-feira por motivos de segurança, na sequência de uma série de ataques registados recentemente na Turquia.

"A embaixada britânica em Ancara vai encerrar ao público na sexta-feira, 16 de setembro, por motivos de segurança", refere um comunicado, sem fornecer mais detalhes.

À semelhança da maioria das missões estrangeiras na Turquia, a embaixada britânica esteve encerrada para serviços consulares no feriado islâmico do Eid al-Adha que se iniciou na segunda-feira. Mas deveria reabrir na sexta-feira após o fim dos feriados oficiais.

A Turquia tem sido atingida este ano por uma série de ataques atribuídos a grupos 'jihadistas' e aos militantes curdos. As missões estrangeiras encerraram nessas ocasiões, também por motivos de segurança.

Em paralelo, a embaixada alemã em Ancara referiu que as suas representações na Turquia "vão fornecer serviços limitados até sexta-feira" e "permanecer encerradas para encontros ou reuniões", sem adiantar pormenores.

Em novembro de 2003, em Istambul, bombistas suicidas detonaram os seus veículos armadilhados no consulado britânico e no edifício do banco HSBC, com sede em Londres. O cônsul-geral britânico, Roger Short, foi uma das vítimas dos ataques reivindicados pela Al-Qaida e que provocaram nos dois locais 27 mortos e 400 feridos.

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.