sicnot

Perfil

Mundo

Embaixada britânica em Ancara encerra por motivos de segurança

A embaixada britânica em Ancara vai estar encerrada esta sexta-feira por motivos de segurança, na sequência de uma série de ataques registados recentemente na Turquia.

"A embaixada britânica em Ancara vai encerrar ao público na sexta-feira, 16 de setembro, por motivos de segurança", refere um comunicado, sem fornecer mais detalhes.

À semelhança da maioria das missões estrangeiras na Turquia, a embaixada britânica esteve encerrada para serviços consulares no feriado islâmico do Eid al-Adha que se iniciou na segunda-feira. Mas deveria reabrir na sexta-feira após o fim dos feriados oficiais.

A Turquia tem sido atingida este ano por uma série de ataques atribuídos a grupos 'jihadistas' e aos militantes curdos. As missões estrangeiras encerraram nessas ocasiões, também por motivos de segurança.

Em paralelo, a embaixada alemã em Ancara referiu que as suas representações na Turquia "vão fornecer serviços limitados até sexta-feira" e "permanecer encerradas para encontros ou reuniões", sem adiantar pormenores.

Em novembro de 2003, em Istambul, bombistas suicidas detonaram os seus veículos armadilhados no consulado britânico e no edifício do banco HSBC, com sede em Londres. O cônsul-geral britânico, Roger Short, foi uma das vítimas dos ataques reivindicados pela Al-Qaida e que provocaram nos dois locais 27 mortos e 400 feridos.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.