sicnot

Perfil

Mundo

ONU exorta regime sírio a autorizar imediatamente ajuda humanitária

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, instou esta quinta-feira o regime sírio a autorizar "imediatamente" a distribuição de ajuda humanitária no país, considerando "particularmente lamentável" que se esteja a "perder tempo" nesta matéria.

As Nações Unidas receberam autorização do governo síria a 06 de setembro para distribuir ajuda humanitária nas localidades sitiadas de Madaya, Zabadani, Foua, Kefraya e Mouadamiyat Al-Cham.

No entanto, declarou Staffan de Mistura, a ONU "precisa agora de uma autorização final". E precisa dela imediatamente, acrescentou o responsável aos meios de comunicação social, no final de uma reunião de trabalho sobre ajuda humanitária na Síria. "É particularmente lamentável, estamos a perder tempo", lamentou.

A Rússia concorda connosco neste ponto", realçou Staffan de Mistura, reiterando que os russos - que apoiam o regime sírio - estão dececionados.

A ONU espera poder encaminhar ajuda humanitária na sexta-feira para a zona a leste de Alepo, onde - segundo a organização - vivem entre 250 e 275 mil pessoas em bairros rebeldes sitiados, indicou Jan Egeland, que dirige o grupo de trabalho sobre a ajuda.

Staffan de Mistura explicou que no caso de Alepo, a ONU não precisa de uma autorização final para fazer chegar ajuda humanitária, uma vez que existe um sistema no qual as Nações Unidas simplesmente notificam o governo sírio da chegada de colunas humanitárias através da rota do Castello, um eixo a norte da cidade.

A frágil trégua nos combates na Síria entrou em vigor na segunda-feira e foi prolongada por 48 horas pelos norte-americanos e russos, mas a ajuda humanitária prometido e há muito aguardada ainda não foi distribuída.

Staffan de Mistura explicou ainda que este acordo prevê a desmobilização militar ao longo da rota do Castello e a criação de um "ponto de controlo".

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.