sicnot

Perfil

Mundo

Atentado suicida em mesquita no Paquistão faz 16 mortos

Um bombista suicida fez-se hoje explodir em frente de uma mesquita numa zona tribal do noroeste do Paquistão, durante a oração de sexta-feira, matando pelo menos 16 pessoas e ferindo 35, informaram responsáveis locais.

O atentado foi na aldeia de Butmana, no distrito tribal de Mohmand, zona próxima da fronteira com o Afeganistão onde decorrem combates entre o exército e talibãs.

"A oração de sexta-feira estava a decorrer na mesquita quando um bombista suicida se fez explodir, matando pelo menos 16 fiéis e ferindo outros 35", disse um dirigente tribal à agência France-Presse.

Cerca de 200 pessoas participavam na oração no momento do ataque, que ocorreu às 13:30 locais (09:30 em Lisboa).

"É uma zona remota e até agora só recebi esta informação das nossas fontes", acrescentou.

O ataque não foi reivindicado até ao momento, mas as mesquitas, como as escolas e os tribunais, são alvos habituais dos talibãs paquistaneses.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50