sicnot

Perfil

Mundo

Cabo Verde decreta dois dias de luto nacional por morte de antigo presidente

O Governo de Cabo Verde decretou dois dias de luto nacional pela morte do antigo Presidente António Mascarenhas Monteiro, falecido esta sexta-feira aos 72 anos.

O anúncio do luto nacional, que vigora até segunda-feira, foi feito pelo primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, no final da reunião do Conselho de Ministros.

Na mesma ocasião, Ulisses Correia e Silva endereçou "condolências à família enlutada" e sublinhou o "importante contributo para a democracia em Cabo Verde" do primeiro chefe de Estado eleito por voto universal em Cabo Verde.

O primeiro-ministro classificou Mascarenhas Monteiro como um "homem dedicado à causa pública" e de "grande sentido de Estado".

Ulisses Correia e Silva disse ainda que o Governo está a articular com a família os detalhes do funeral de Estado.

O antigo Presidente da República de Cabo Verde António Mascarenhas Monteiro, o primeiro chefe de Estado cabo-verdiano democraticamente eleito, faleceu hoje aos 72 anos, na cidade da Praia, vítima de doença.

Natural de Santa Catarina de Santiago, jurista e magistrado, António Mascarenhas Monteiro foi o primeiro presidente da República de Cabo Verde eleito por voto direto e universal, em fevereiro de 1991, com o apoio do Movimento para a Democracia (MpD).

Cinco anos depois, em 1992, foi reeleito sem qualquer adversário, de novo com o apoio do MpD.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.