sicnot

Perfil

Mundo

Costa espera que não haja "manobras de última hora" na corrida à ONU

O primeiro-ministro defendeu esta sexta-feira, em Bratislava, que o processo de eleição do futuro secretário-geral das Nações Unidas tem sido "transparente" e revelado António Guterres como o melhor candidato.

"É muito positivo que este processo, pela primeira vez, tenha decorrido de uma forma aberta e transparente, e que os diferentes candidatos se tenham apresentado a tempo e horas, tenham sido submetidos a auscultações públicas, tenham tido que se confrontar num debate televisivo e que a opinião pública mundial tenha podido acompanhar todo este processo", disse António Costa.

Este não é um jogo de bastidores, não é um jogo de manobras diplomáticas", sustentou.

"Não, é uma campanha em que os diferentes candidatos têm vindo a dizer ao mundo ao que se propõem e acho que essa legitimação coletiva das Nações Unidas é muito importante. E seria, digamos, matar completamente este processo se houvesse agora alguma manobra de última hora de aparecer inopinadamente uma candidatura não apresentada devidamente, não submetida ao debate público, que não se confrontou nos debates com todos os outros", disse, questionado sobre a eventual entrada em cena da búlgara Kristalina Georgieva, vice-presidente da Comissão Europeia.

Defendendo que se devem seguir "as regras que estavam definidas", António Costa afirmou que o processo tem permitido mostrar à "opinião pública mundial" quem é que está em melhores condições "para dirigir as Nações Unidas neste momento tão desafiante para o mundo".

"Acho que é um motivo de orgulho para todos nós verificar que, em quatro votações consecutivas, os membros do Conselho de Segurança foram claros na resposta: é António Guterres", vincou.

Questionado se vai aproveitar a cimeira informal em Bratislava, na Eslováquia, que junta 27 chefes de Estado e de Governo da União Europeia, entre os quais alguns que já manifestaram apoio a uma eventual candidatura de Georgieva, António Costa disse que o Governo tem abordado a questão "quer nestas instâncias, quer noutras instâncias", e disse que aquilo que deseja "é que rapidamente as Nações Unidas possam concluir este processo, que para já tem revelado que há um candidato que reúne um grande consenso e praticamente nenhuma oposição relevante".

Lusa

  • Habitantes de Almeida barricaram-se durante seis horas em agência da CGD
    2:31

    País

    Perto de 100 pessoas estiveram esta quarta-feira barricadas na agência da Caixa Geral de Depósitos em Almeida, distrito da Guarda. O protesto contra o encerramento da agência só terminou quase seis horas depois, com a garantia que os autarcas serão recebidos na próxima terça-feira pela Administração do banco público. 

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Trump volta a apelar ao fim do programa nuclear de Pyongyang
    1:43

    Mundo

    Donald Trump voltou a apelar à Coreia do Norte para que abandone o programa nuclear e opte pela via do diálogo. O Presidente dos Estados Unidos chamou à Casa Branca, para uma reunião extraordinária, todos os senadores norte-americanos para serem informados sobre a atual crise com a Coreia do Norte.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Papa apelou à revolução da ternura
    0:52
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • Diário de John F. Kennedy vendido por 660 mil euros

    Mundo

    Um diário escrito por John F. Kennedy quando jovem, durante uma curta passagem pelo jornalismo, depois da II Guerra Mundial, foi vendido por mais de 700 mil dólares (642 mil euros), informou esta quarta-feira uma casa de leilões.