sicnot

Perfil

Mundo

Defensores dos animais protestam contra decisão de abater 47 lobos

© Vasily Fedosenko / Reuters

A Noruega autorizou esta sexta-feira o abate de 47 lobos, uma espécie ameaçada de extinção no país, originando protestos generalizados entre os defensores destes animais.

"Não assistimos a esta situação desde há cerca de 100 anos, quando a política de então consistia em exterminar todos os grandes carnívoros", referiu Nina Jensen, secretária-geral do Fundo mundial para a natureza (WWF) na Noruega, denunciando um "abate massivo".

"Abater 70% da população de lobos não é digno de uma nação verde", acrescentou em comunicado.

Entre 65 e 68 lobos foram recenseados no passado inverno na Noruega, segundo o organismo especializado Rovdata, e pelo menos 25 outros nas regiões fronteiriças com a vizinha Suécia. Existem ainda um número não determinado de crias, que nasceram entre abril e maio.

Os criadores de gado queixam-se regularmente das razias que este predador provoca nos seus rebanhos de ovelhas.

"Consideramos justificado e inteligente o motivo do abate, em particular o potencial que estes bandos de lobos representam para a criação de gado", considerou Erling Aas-Eng, responsável regional de uma organização camponesa, em declarações à rádio NRK.

Em junho, o parlamento norueguês decidiu limitar a entre quatro e seis o número de crias que nascem anualmente, três para a população nacional e as restantes para as alcateias que atravessam a fronteira com a Suécia.

Na lista norueguesa de animais em perigo o lobo está considerado "em perigo crítico de extinção".

Lusa

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28