sicnot

Perfil

Mundo

Defensores dos animais protestam contra decisão de abater 47 lobos

© Vasily Fedosenko / Reuters

A Noruega autorizou esta sexta-feira o abate de 47 lobos, uma espécie ameaçada de extinção no país, originando protestos generalizados entre os defensores destes animais.

"Não assistimos a esta situação desde há cerca de 100 anos, quando a política de então consistia em exterminar todos os grandes carnívoros", referiu Nina Jensen, secretária-geral do Fundo mundial para a natureza (WWF) na Noruega, denunciando um "abate massivo".

"Abater 70% da população de lobos não é digno de uma nação verde", acrescentou em comunicado.

Entre 65 e 68 lobos foram recenseados no passado inverno na Noruega, segundo o organismo especializado Rovdata, e pelo menos 25 outros nas regiões fronteiriças com a vizinha Suécia. Existem ainda um número não determinado de crias, que nasceram entre abril e maio.

Os criadores de gado queixam-se regularmente das razias que este predador provoca nos seus rebanhos de ovelhas.

"Consideramos justificado e inteligente o motivo do abate, em particular o potencial que estes bandos de lobos representam para a criação de gado", considerou Erling Aas-Eng, responsável regional de uma organização camponesa, em declarações à rádio NRK.

Em junho, o parlamento norueguês decidiu limitar a entre quatro e seis o número de crias que nascem anualmente, três para a população nacional e as restantes para as alcateias que atravessam a fronteira com a Suécia.

Na lista norueguesa de animais em perigo o lobo está considerado "em perigo crítico de extinção".

Lusa

  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa