sicnot

Perfil

Mundo

Duas pessoas detidas em operações antiterrorismo na Bélgica

As autoridades belgas detiveram esta sexta-feira duas pessoas no seguimento de operações antiterrorismo em Bruxelas e em Liege, no sudeste da Bélgica, anunciou um responsável da Procuradoria federal do país.

A polícia fez buscas a duas casas nos bairros de Haren e Schaarbeek, em Bruxelas, e na cidade de Liege, na região francófona da Valónia, acrescentou a mesma fonte em comunicado.

"Duas pessoas foram detidas e vão ser interrogadas pelos investigadores", explicou o mesmo responsável, acrescentando que um juiz vai decidir mais tarde sobre se prolonga ou não o período de detenção.

Um juiz especializado em casos de terrorismo ordenou as operações "no seguimento de uma investigação federal ainda em curso às atividades de um grupo terrorista", realça-se no comunicado.

A televisão belga RTBF noticiou que os dois detidos são um homem de 28 anos e a sua companheira.

Ainda de acordo com as fontes (não identificadas) da RTBF, o homem detido tinha participado ativamente num chat na aplicação Telegram (encriptada), no qual teria indicado que se estava a preparar para realizar um atentado".

O homem teria ficha na polícia por ligações a atividades criminosas, mas não por ligação a atos terroristas, indicou ainda a RTBF.

As autoridades belgas estão a tentar perceber se há ligações entre os utilizadores do Telegram recentemente detidos em França e o homem detido hoje na Bélgica.

Na quarta-feira, um adolescente foi detido no decorrer de uma operação na zona nordeste de Paris dirigida contra a rede do extremista francês Rachid Kassim, com quem o jovem teria estado em contacto - através do Telegram - sobre um atentado terrorista.

Os jihadistas que alegadamente planearam e executaram os ataques terroristas em Paris, a 13 de novembro (que mataram 130 pessoas e deixaram feridas centenas de outras), cresceram e radicalizaram-se na Bélgica.

Em março, jihadistas ligados a uma célula de Paris realizaram atentados à bomba suicidas em Bruxelas, matando 32 pessoas num terminal de aeroporto e numa estação de metro perto da sede da União Europeia.

Ambos os ataques, em Paris e Bruxelas, foram reivindicados pelo Daesh.

Com Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.