sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos em ataque suicida no Paquistão sobe para 24

Pelo menos 24 pessoas morreram e 29 outras ficaram feridas esta sexta-feira num atentado suicida numa mesquita na região de Mohmand (noroeste do Paquistão), quando cerca de 200 fiéis assistiam às orações de sexta-feira.

"Um bombista suicida que estava entre os fiéis imolou-se à entrada da mesquita. 'Gritou Alá é grande!'. Pelo menos 23 pessoas morreram e outras 29 ficaram feridas", afirmou à agência EFE Naveed Akbar, sem incluir nos mortos o próprio terrorista.

Naveed Akbar é um dos responsáveis da administração de Mohmand, a zona do noroeste do Paquistão em que se produziu o ataque.

A mesma fonte assegurou que "todos os feridos foram transferidos para hospitais em Charsadda e Peshawar", na província de Khyber Pakhtunkhwa.

O atentado ocorreu perto das 13:30 hora local (09:30 em Lisboa) na mesquita Gul Muhamand, na região de Mohmand, situada nas áreas tribais do noroeste do país, disse um outro responsável pela segurança da zona, Gulab Khan.

"Mais de duzentas pessoas participavam na oração de sexta-feira e teme-se que haja mais vítimas", indicou este elemento da polícia tribal.

O ataque aconteceu um dia depois de terem terminado as celebrações do Eid al-Adha, a festa muçulmana do sacrifício.

Na terça-feira, no primeiro dia destas festividades, dois polícias morreram e quatro ficaram feridos quando uma bomba foi acionada à passagem de um veículo policial em Quetta (oeste). Horas antes, uma mesquita xiita do sul do Paquistão tinha sido visada num ataque realizado por um terrorista suicida, que se fez explodir.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".