sicnot

Perfil

Mundo

Nova presidente da Câmara de Roma celebra primeira união homossexual

A nova presidente da Câmara de Roma, Virginia Raggi, celebrou hoje a primeira união civil entre homossexuais na capital italiana, depois de uma lei ter sido aprovada na primavera.


"Eu vejo-vos muito emocionados, e com razão, pelo momento importante: hoje nasceu um novo casal e uma nova família", disse Virginia Raggi ao receber na Câmara de Roma, o Capitólio, Luca e Francesco, citada pela agência de notícias francesa AFP.

"Desejo-vos uma longa vida", disse a presidente da Câmara da capital italiana antes de ler os artigos do código civil previstos na nova Lei.

A nova lei não teve o apoio do Movimento Cinco Estrela (M5S, populista e anti-partidos), de que Raggi faz parte, que não apoiou o projeto defendido pelo governo.

A Itália era o último grande país da Europa ocidental a impedir a união de homossexuais, devido à oposição da Igreja católica, tendo optado pela união civil, distinta do casamento.

A união civil permite, entre outros aspetos, a assistência moral e material recíproca, mas na Itália impede, como previa o projeto de Lei inicial, a adoção dos enteados pelo casal.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.