sicnot

Perfil

Mundo

Rússia acusa EUA de não cumprirem compromissos do cessar-fogo na Síria

A Rússia acusou hoje os Estados Unidos de não cumprirem os seus compromissos no quadro do acordo de cessar-fogo na Síria, dizendo que Washington será "responsável" em caso de fracasso da trégua em vigor desde segunda-feira no país.


"Se a parte norte-americana não tomar as medidas certas para cumprir com os seus compromissos no quadro do acordo alcançado a 9 de setembro, os Estados Unidos serão inteiramente responsáveis", disse Viktor Poznikhir, general do Estado-Maior russo, numa conferência de imprensa.

A situação na Síria "deteriorou-se", apesar do cessar-fogo, disse hoje o exército russo, que acusou os rebeldes sírios de serem responsáveis por mais de 40 ataques contra forças sírias e civis nas últimas 24 horas.

"A situação na Síria deteriorou-se, o que é sobretudo visível nas províncias de Alepo e de Hama, onde forças da oposição aproveitando-se da trégua procuram reagrupar-se e recuperar os stocks de armamento para lançarem uma ofensiva com o objetivo de se apoderarem de novos territórios", disse o chefe do Centro de Coordenação russo na Síria, Vladimir Savtchenko.

Lusa

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.