sicnot

Perfil

Mundo

Rússia acusa EUA de não cumprirem compromissos do cessar-fogo na Síria

A Rússia acusou hoje os Estados Unidos de não cumprirem os seus compromissos no quadro do acordo de cessar-fogo na Síria, dizendo que Washington será "responsável" em caso de fracasso da trégua em vigor desde segunda-feira no país.


"Se a parte norte-americana não tomar as medidas certas para cumprir com os seus compromissos no quadro do acordo alcançado a 9 de setembro, os Estados Unidos serão inteiramente responsáveis", disse Viktor Poznikhir, general do Estado-Maior russo, numa conferência de imprensa.

A situação na Síria "deteriorou-se", apesar do cessar-fogo, disse hoje o exército russo, que acusou os rebeldes sírios de serem responsáveis por mais de 40 ataques contra forças sírias e civis nas últimas 24 horas.

"A situação na Síria deteriorou-se, o que é sobretudo visível nas províncias de Alepo e de Hama, onde forças da oposição aproveitando-se da trégua procuram reagrupar-se e recuperar os stocks de armamento para lançarem uma ofensiva com o objetivo de se apoderarem de novos territórios", disse o chefe do Centro de Coordenação russo na Síria, Vladimir Savtchenko.

Lusa

  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Sondagem prevê vitória de Basílio em Sintra e de Bernardino em Loures
    3:03