sicnot

Perfil

Mundo

Bomba em Nova Iorque foi terrorismo, mas sem ligações internacionais

A bomba que explodiu em Nova Iorque no sábado, ferindo 29 pessoas, foi um ato de terrorismo sem qualquer aparente ligação internacional, disse este domingo Andrew Cuomo, governador do estado norte-americano.

"Uma bomba a explodir em Nova Iorque é, obviamente, um ato de terrorismo, mas não está relacionado com terrorismo internacional. Ou seja, não descobrimos qualquer relação entre a explosão e o grupo Estado Islâmico (EI)", disse Andrew Cuomo, numa alusão ao grupo extremista com bases no Iraque e na Síria.

"Mas a explosão de uma bomba é, grosso modo, uma atividade terrorista. É assim que vamos considera-la e processá-la", acrescentou.

Uma segunda bomba que não chegou a detonar foi encontrada nas proximidades, disse fonte policial.

"Iremos descobrir quem quer que tenha colocado os engenhos e levá-los-emos à justiça", disse Andrew Cuomo, depois de mostrar o local onde ocorreu a explosão.

O engenho explodiu por volta das 08:30 locais de sábado em Chelsea, um dos distritos mais elegantes de Manhattan.

O governador disse ainda que é "cedo" para falar sobre a investigação uma vez que não há indícios de ligações a terrorismo internacional.

A explosão ocorreu nas vésperas da Assembleia Geral das Nações Unidas, pelo que foram mobilizados mais 1.000 polícias "por precaução", sublinhou o governador.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.