sicnot

Perfil

Mundo

EUA lamentam a morte de dezenas de soldados sírios em bombardeamento

Os Estados Unidos lamentam o bombardeamento na Síria que matou dezenas de soldados sírios. A aviação norte americana atingiu um alvo que pensava ser do Daesh.

O ministério da Defesa russo diz que o ataque fez cerca de 60 mortos mas o Observatório Sírio para os Direitos Humanos diz que houve 80 soldados mortos.

Por causa do ataque, a Rússia pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU. Também a Síria pediu à ONU para condenar o que considera ser uma agressão e acusou Washington de não respeitar a soberania do país.

A ação militar acontece quando está ainda em vigor um frágil acordo de cessar-fogo, negociado pelos Estados Unidos e pela Rússia. As tréguas envolvem todas as partes envolvidas na guerra na Síria à exceção do DAESH.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.