sicnot

Perfil

Mundo

Jaques Chirac hospitalizado com infeção pulmonar

O antigo primeiro-ministro e presidente francês, Jacques Chirac, foi hospitalizado esta manhã. De acordo com a família, o antigo Chefe de Estado deu entrada no Hospital de Salpêtrière, em Paris, com uma infecção pulmonar.

O antigo Presidente francês Jacques Chirac, de 84 anos, foi hoje hospitalizado em Paris para "tratar uma infeção pulmonar", anunciou a família.

De regresso a Paris proveniente de Marrocos, onde estava com a mulher, Bernardette, o ex-chefe de Estado francês (de 1995 a 2007) foi internado no hospital de Pitié-Salpêtrière em Paris para tratar uma infeção pulmonar e "aí ficará hospitalizado nos próximos dias", explicou o marido da filha Claude Chirac, Frédéric Salat-Baroux.

Uma fonte próxima de Jacques Chirac precisou que estava consciente.

O jornal francês Le Parisien indicou na edição 'online' que Chirac teve de ser repatriado a bordo de uma avião privado da família real marroquina a partir de Marrocos, onde se encontrava a gozar as férias de verão na localidade costeira de Agadir.

Em abril último, Chirac ficou fortemente abalado com a morte da filha mais velha, Laurence, que sofreu durante muito tempo de anorexia.

O político conservador, totalmente retirado da cena política por problemas de saúde, sofreu um acidente vascular cerebral em 2005, durante o último mandato presidencial, e teve que ser hospitalizado de urgência. Na altura tinha 71 anos.

No início de 2014 Chirac foi internado para verificar se tinha sofrido uma crise de gota e pouco depois a mulher, Bernadette, reconheceu que o marido sofria de perdas de memória ocasionais e poucas vezes falava em público.

Além de Presidente da República entre 1995 e 1007, Chirac foi duas vezes primeiro-ministro e presidente da Câmara de Paris durante 18 anos, entre 1977 e 1995.

A presidência de Chirac ficou marcada pelo "não" da França à segunda guerra no Iraque desencadeada pelo presidente norte-americano George W. Bush em 2003 e pelo reconhecimento da responsabilidade do Estado francês na deportação de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Com Lusa

  • "O PSD não é o bombeiro de serviço desta geringonça"
    1:09

    TSU

    O líder da bancada social-democrata avisa os partidos da esquerda para que tenham o caso da TSU como exemplo e não voltem a usar o PSD como muleta em situações em que não estejam de acordo com o Governo, como pode vir a acontecer com as PPP no setor da saúde. Luís Montenegro foi entrevistado esta manhã na SIC Notícias.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.