sicnot

Perfil

Mundo

Jaques Chirac hospitalizado com infeção pulmonar

O antigo primeiro-ministro e presidente francês, Jacques Chirac, foi hospitalizado esta manhã. De acordo com a família, o antigo Chefe de Estado deu entrada no Hospital de Salpêtrière, em Paris, com uma infecção pulmonar.

O antigo Presidente francês Jacques Chirac, de 84 anos, foi hoje hospitalizado em Paris para "tratar uma infeção pulmonar", anunciou a família.

De regresso a Paris proveniente de Marrocos, onde estava com a mulher, Bernardette, o ex-chefe de Estado francês (de 1995 a 2007) foi internado no hospital de Pitié-Salpêtrière em Paris para tratar uma infeção pulmonar e "aí ficará hospitalizado nos próximos dias", explicou o marido da filha Claude Chirac, Frédéric Salat-Baroux.

Uma fonte próxima de Jacques Chirac precisou que estava consciente.

O jornal francês Le Parisien indicou na edição 'online' que Chirac teve de ser repatriado a bordo de uma avião privado da família real marroquina a partir de Marrocos, onde se encontrava a gozar as férias de verão na localidade costeira de Agadir.

Em abril último, Chirac ficou fortemente abalado com a morte da filha mais velha, Laurence, que sofreu durante muito tempo de anorexia.

O político conservador, totalmente retirado da cena política por problemas de saúde, sofreu um acidente vascular cerebral em 2005, durante o último mandato presidencial, e teve que ser hospitalizado de urgência. Na altura tinha 71 anos.

No início de 2014 Chirac foi internado para verificar se tinha sofrido uma crise de gota e pouco depois a mulher, Bernadette, reconheceu que o marido sofria de perdas de memória ocasionais e poucas vezes falava em público.

Além de Presidente da República entre 1995 e 1007, Chirac foi duas vezes primeiro-ministro e presidente da Câmara de Paris durante 18 anos, entre 1977 e 1995.

A presidência de Chirac ficou marcada pelo "não" da França à segunda guerra no Iraque desencadeada pelo presidente norte-americano George W. Bush em 2003 e pelo reconhecimento da responsabilidade do Estado francês na deportação de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Com Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.