sicnot

Perfil

Mundo

Jaques Chirac hospitalizado com infeção pulmonar

O antigo primeiro-ministro e presidente francês, Jacques Chirac, foi hospitalizado esta manhã. De acordo com a família, o antigo Chefe de Estado deu entrada no Hospital de Salpêtrière, em Paris, com uma infecção pulmonar.

O antigo Presidente francês Jacques Chirac, de 84 anos, foi hoje hospitalizado em Paris para "tratar uma infeção pulmonar", anunciou a família.

De regresso a Paris proveniente de Marrocos, onde estava com a mulher, Bernardette, o ex-chefe de Estado francês (de 1995 a 2007) foi internado no hospital de Pitié-Salpêtrière em Paris para tratar uma infeção pulmonar e "aí ficará hospitalizado nos próximos dias", explicou o marido da filha Claude Chirac, Frédéric Salat-Baroux.

Uma fonte próxima de Jacques Chirac precisou que estava consciente.

O jornal francês Le Parisien indicou na edição 'online' que Chirac teve de ser repatriado a bordo de uma avião privado da família real marroquina a partir de Marrocos, onde se encontrava a gozar as férias de verão na localidade costeira de Agadir.

Em abril último, Chirac ficou fortemente abalado com a morte da filha mais velha, Laurence, que sofreu durante muito tempo de anorexia.

O político conservador, totalmente retirado da cena política por problemas de saúde, sofreu um acidente vascular cerebral em 2005, durante o último mandato presidencial, e teve que ser hospitalizado de urgência. Na altura tinha 71 anos.

No início de 2014 Chirac foi internado para verificar se tinha sofrido uma crise de gota e pouco depois a mulher, Bernadette, reconheceu que o marido sofria de perdas de memória ocasionais e poucas vezes falava em público.

Além de Presidente da República entre 1995 e 1007, Chirac foi duas vezes primeiro-ministro e presidente da Câmara de Paris durante 18 anos, entre 1977 e 1995.

A presidência de Chirac ficou marcada pelo "não" da França à segunda guerra no Iraque desencadeada pelo presidente norte-americano George W. Bush em 2003 e pelo reconhecimento da responsabilidade do Estado francês na deportação de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Com Lusa

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira