sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry pede à Coreia do Norte para congelar o programa nuclear

O secretário de Estado norte-americano John Kerry instou a Coreia do Norte a congelar o seu programa nuclear, dando assim o primeiro passo para iniciar negociações sérias com os Estados Unidos e o mundo sobre o seu futuro.

John Kerry, à margem de uma reunião com os ministros dos Negócios Estrangeiros sul coreano e japonês, disse que os Estados Unidos mantêm-se "profundamente comprometidos" com a defesa mutua e em "reverter o comportamento provocador e imprudente" da Coreia do Norte.

De acordo com John Kerry, os Estados Unidos estão prontos para iniciar conversações com Pyongyang para discutir a paz na península da Coreia, pondo fim ao isolamento da Coreia Norte e desenvolvimento económico caso esta concorde com a desnuclearização.

Este mês, a Coreia do Norte realizou o seu quinto e maior ensaio nuclear, que se seguiu a vários lançamentos de mísseis, violando resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), que impediu Pyongyang de desenvolver tecnologia nuclear e de mísseis.

Lusa

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.