sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry pede à Coreia do Norte para congelar o programa nuclear

O secretário de Estado norte-americano John Kerry instou a Coreia do Norte a congelar o seu programa nuclear, dando assim o primeiro passo para iniciar negociações sérias com os Estados Unidos e o mundo sobre o seu futuro.

John Kerry, à margem de uma reunião com os ministros dos Negócios Estrangeiros sul coreano e japonês, disse que os Estados Unidos mantêm-se "profundamente comprometidos" com a defesa mutua e em "reverter o comportamento provocador e imprudente" da Coreia do Norte.

De acordo com John Kerry, os Estados Unidos estão prontos para iniciar conversações com Pyongyang para discutir a paz na península da Coreia, pondo fim ao isolamento da Coreia Norte e desenvolvimento económico caso esta concorde com a desnuclearização.

Este mês, a Coreia do Norte realizou o seu quinto e maior ensaio nuclear, que se seguiu a vários lançamentos de mísseis, violando resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), que impediu Pyongyang de desenvolver tecnologia nuclear e de mísseis.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.