sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry pede à Coreia do Norte para congelar o programa nuclear

O secretário de Estado norte-americano John Kerry instou a Coreia do Norte a congelar o seu programa nuclear, dando assim o primeiro passo para iniciar negociações sérias com os Estados Unidos e o mundo sobre o seu futuro.

John Kerry, à margem de uma reunião com os ministros dos Negócios Estrangeiros sul coreano e japonês, disse que os Estados Unidos mantêm-se "profundamente comprometidos" com a defesa mutua e em "reverter o comportamento provocador e imprudente" da Coreia do Norte.

De acordo com John Kerry, os Estados Unidos estão prontos para iniciar conversações com Pyongyang para discutir a paz na península da Coreia, pondo fim ao isolamento da Coreia Norte e desenvolvimento económico caso esta concorde com a desnuclearização.

Este mês, a Coreia do Norte realizou o seu quinto e maior ensaio nuclear, que se seguiu a vários lançamentos de mísseis, violando resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), que impediu Pyongyang de desenvolver tecnologia nuclear e de mísseis.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47