sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry pede à Coreia do Norte para congelar o programa nuclear

O secretário de Estado norte-americano John Kerry instou a Coreia do Norte a congelar o seu programa nuclear, dando assim o primeiro passo para iniciar negociações sérias com os Estados Unidos e o mundo sobre o seu futuro.

John Kerry, à margem de uma reunião com os ministros dos Negócios Estrangeiros sul coreano e japonês, disse que os Estados Unidos mantêm-se "profundamente comprometidos" com a defesa mutua e em "reverter o comportamento provocador e imprudente" da Coreia do Norte.

De acordo com John Kerry, os Estados Unidos estão prontos para iniciar conversações com Pyongyang para discutir a paz na península da Coreia, pondo fim ao isolamento da Coreia Norte e desenvolvimento económico caso esta concorde com a desnuclearização.

Este mês, a Coreia do Norte realizou o seu quinto e maior ensaio nuclear, que se seguiu a vários lançamentos de mísseis, violando resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), que impediu Pyongyang de desenvolver tecnologia nuclear e de mísseis.

Lusa

  • Como se sobrevive à dor em Nodeirinho e Pobrais
    2:43
  • Raphäel Guerreiro vai continuar a acompanhar a seleção
    1:08
  • 74 mil alunos do secundário têm a vida "suspensa" 
    2:22

    País

    Enquanto o Ministério Público investiga a fuga de informação no exame nacional de Português do 12.º ano, 74 mil estudantes ficam com a vida suspensa. Se a fuga se confirmar, o exame corre o risco de ser anulado e as candidaturas ao ensino superior atrasam. O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pelos exames, prometeu esclarecimentos para os próximos dias.