sicnot

Perfil

Mundo

Comboio de ajuda humanitária atingido por bombardeamentos na Síria

Um comboio de ajuda humanitária foi atingido pelos bombardeamentos de aviões de guerra perto de Auram al Kubra, oeste da província síria de Alepo, onde estava a prestar assistência, anunciou esta segunda-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

A ONG não adiantou a existência de vítimas nem os danos causados pelo ataque, que não foi confirmado nem pela ONU, nem pelo Crescente Vermelho sírio, responsáveis pela organização desta caravana humanitária.

O escritório da ONU para os Assuntos Humanitários confirmou, pelo Twitter, a entrada de um comboio em Auram al Kubra, mas não avançou com detalhes.

O Observatório explicou que aviões não identificados tinham como alvo os camiões de ajuda humanitária.

A mesma fonte detalhou que o envio destes camiões é feito mensalmente na parte ocidental da província.

Este ataque acontece depois do Comando Supremo das Forças Armadas sírias terem declarado o fim da trégua de uma semana no país árabe, que terminou à meia-noite.

Lusa

  • Terminou o cessar-fogo na Síria
    1:43

    Mundo

    A confirmaçao oficial do fim do cessar-fogo veio de Damasco. O Presidente Assad disse também esta segunda-feira que o ataque dos Estados Unidos foi uma "agressão flagrante". O raide que matou soldados sírios em Deir al-Zor gerou uma troca de acusações envolvendo a Rússia.

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos únicos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Tiroteio em Espanha causa três mortos

    Mundo

    Um tiroteio na cidade espanhola de Teruel, na região de Aragão, fez esta quinta-feira três mortos, entre os quais dois elementos da Guardia Civil. O atirador está em fuga.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC