sicnot

Perfil

Mundo

Detido suspeito dos ataques de Nova Iorque e Nova Jérsia

A polícia deteve Ahmad Khan Rahami, que foi hoje identificado como suspeito de ligações às explosões de Nova Iorque e Nova Jérsia. A notícia avançada pelos media já foi confirmada pela polícia de Nova Iorque.

Ahmad Khan Rahami, um afegão de 28 anos naturalizado norte-americano, a residir em Elizabeth, Nova Jérsia, foi detido na cidade de Linden, a 15 quilómetros de Elizabeth, após uma troca de tiros com a polícia. Segundo a CNN, o homem ficou ferido.

Quase ao mesmo tempo do anúncio da detenção, o Presidente dos EUA deu uma conferência de imprensa sobre os ataques, afirmando que não havia "de momento" certezas se as explosões de Nova Iorque e de Minnesota estavam relacionadas. Barack Obama apelou a que ninguém "sucumba ao medo", prometendo que a justiça seria feita.

O suspeito foi detido quatro horas depois de o FBI ter divulgado a sua fotografia numa mensagem enviada para os telemóveis de milhões de pessoas na área de Nova Iorque, identificando-o como "armado e perigoso".

Hoje de manhã, as autoridades nova-iorquinas indicaram que Rahami estava a ser procurado pela explosão de sábado à tarde no movimentado bairro de Chelsea, em Manhattan, que fez 29 feridos. Fonte policial acrescentou depois que Rahami também estava a ser procurado por outra explosão no mesmo dia, esta em Seaside Park, ocorrida num percurso pedonal em Nova Jérsia.

O ataque de Seaside Park, a uma centena de quilómetros de Elizabeth, ocorreu no sábado de manhã, onde uma bomba artesanal explodiu num percurso pedonal que deveria ser utilizado para uma corrida de militares. Esta bomba só não fez vítimas porque a corrida tinha sido adiada, explicou no sábado um porta-voz do procurador local.

Vários engenhos explosivos foram também encontrados no domingo à tarde em Elizabeth, numa estação de comboios muito utilizada por passageiros provenientes ou com destino ao aeroporto de Newark, mas a polícia não esclareceu se Rahami está a ser procurado por este incidente.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Ataques aéreos dos EUA em Mossul podem ter causado a morte de 200 civis
    1:22
  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.