sicnot

Perfil

Mundo

Eleições russas foram "transparentes" mas há ainda desafios democráticos

O Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) definiu esta segunda-feira as eleições parlamentares russas de domingo como "transparentes", mas assinalou que há ainda "desafios nos compromissos democráticos" do país, nomeadamente na Crimeia.

Os Estados-membros da União Europeia, frisa o SEAE, não reconhecem a anexação da península da Crimeia pela Rússia, nem os resultados eleitorais aí obtigos no domingo.

A UE pediu agora às autoridades russas para "fazerem o máximo" para irem ao encontro das "recomendações" do SEAE, escreve a agência de notícias AFP.

Esta foi a primeira vez que a Crimeia participa em eleições russas desde que a península, que fazia parte da Ucrânia, foi anexada por Moscovo em março de 2014, na sequência de um referendo que a maioria da comunidade internacional não reconhece.

A Rússia Unida, o partido do Presidente russo, Vladimir Putin, conquistou 343 dos 450 lugares que compõem a Duma, ou Câmara dos Deputados, anunciou hoje a diretora da Comissão Eleitoral Central, Ella Pamfilova.

Nas eleições de domingo, a Rússia Unida aumentou a representação parlamentar em 105 lugares, disse Pamfilova, em conferência de imprensa.

"É possível que se registem algumas pequenas correções, mas não se esperam alterações significativas", acrescentou Pamfilova, uma vez que estes resultados correspondem a 93,1% dos votos contados.

A Rússia Unida obteve 140 lugares através de listas partidárias e 203 em círculos eleitorais uninominais.

Em segundo lugar ficou o Partido Comunista com 42 lugares, seguindo-se o ultranacionalista Partido Liberal Democrático, que elegeu 39 deputados.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.