sicnot

Perfil

Mundo

Inglês faz operação a si próprio após 15 anos de desespero

As fortes dores que sentia e a longa lista de espera para ser operado, levaram um engenheiro britânico a operar-se a si próprio. Após uma primeira cirurgia ao intestino, Graham Smith começou a sentir dores devido a um pedaço de nylon deixado no organismo, há cerca de 15 anos.

O britânico admite ter sido imprudente em realizar a auto-cirurgia mas estava desesperado, optando por uma solução drástica. "A decisão não foi fácil. Tentei através dos meios habituais mas tinha que tomar o controlo da situação, pois não estava preparado para morrer numa lista de espera", conta o homem que andou curvado mais de uma década devido às dores.

Em entrevista à BBC, Smith explica que o pedaço de pano sobressaía do abdómen. "Eram apenas uns 8 milímetros mas tinha 12 fios compridos. Não podia cortá-los apenas pois isso traria mais problemas. Por isso, desfiz os nós e produzi as ferramentas necessárias para que conseguisse retirá-lo".

O Hospital Aintree de Liverpool garante ter avisado Graham de que poderia reunir-se com um cirurgião e assegura estar a acompanhar o seu estado de saúde.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.