sicnot

Perfil

Mundo

Inglês faz operação a si próprio após 15 anos de desespero

As fortes dores que sentia e a longa lista de espera para ser operado, levaram um engenheiro britânico a operar-se a si próprio. Após uma primeira cirurgia ao intestino, Graham Smith começou a sentir dores devido a um pedaço de nylon deixado no organismo, há cerca de 15 anos.

O britânico admite ter sido imprudente em realizar a auto-cirurgia mas estava desesperado, optando por uma solução drástica. "A decisão não foi fácil. Tentei através dos meios habituais mas tinha que tomar o controlo da situação, pois não estava preparado para morrer numa lista de espera", conta o homem que andou curvado mais de uma década devido às dores.

Em entrevista à BBC, Smith explica que o pedaço de pano sobressaía do abdómen. "Eram apenas uns 8 milímetros mas tinha 12 fios compridos. Não podia cortá-los apenas pois isso traria mais problemas. Por isso, desfiz os nós e produzi as ferramentas necessárias para que conseguisse retirá-lo".

O Hospital Aintree de Liverpool garante ter avisado Graham de que poderia reunir-se com um cirurgião e assegura estar a acompanhar o seu estado de saúde.

  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.