sicnot

Perfil

Mundo

Primeiros barcos robô vão navegar nos canais de Amesterdão em 2017

O Instituto de Amesterdão para Soluções Metropolitanas Avançadas anunciou esta segunda-feira que, no próximo ano, vão começar os testes nos canais da capital holandesa dos protótipos dos primeiros barcos robô, que navegam sem capitão.

"Imaginem uma frota de barcos autónomos para o transporte de bens e pessoas", declarou o professor do Instituto Tecnológico de Massachusetts, Carlos Ratti, citado num comunicado do centro de investigação.

A instituição norte-americana irá financiar 20 dos 25 milhões de euros que constituem o orçamento do projeto.

Para o investigador, este projeto abre caminho a infraestruturas flutuantes temporais e dinâmicas "que podem ser montadas e desmontadas em questão de horas".

O diretor do Instituto de Amesterdão, Arjan van Timmeren, declarou que estas embarcações "oferecem enormes possibilidades" e podem ter aplicação em questões do meio ambiente e sanitárias, como detetar doenças com maior antecendência.

No projeto trabalharam conjuntamente investigadores do Instituto de Amesterdão para Soluções Metropolitanas Anvançadas, o Instituto Tecnológico de Massachusetts, a Universidade Tecnológica de Delft e a Universidade de Wageningen, estas duas últimas situadas na Holanda.

Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC