sicnot

Perfil

Mundo

Primeiros barcos robô vão navegar nos canais de Amesterdão em 2017

O Instituto de Amesterdão para Soluções Metropolitanas Avançadas anunciou esta segunda-feira que, no próximo ano, vão começar os testes nos canais da capital holandesa dos protótipos dos primeiros barcos robô, que navegam sem capitão.

"Imaginem uma frota de barcos autónomos para o transporte de bens e pessoas", declarou o professor do Instituto Tecnológico de Massachusetts, Carlos Ratti, citado num comunicado do centro de investigação.

A instituição norte-americana irá financiar 20 dos 25 milhões de euros que constituem o orçamento do projeto.

Para o investigador, este projeto abre caminho a infraestruturas flutuantes temporais e dinâmicas "que podem ser montadas e desmontadas em questão de horas".

O diretor do Instituto de Amesterdão, Arjan van Timmeren, declarou que estas embarcações "oferecem enormes possibilidades" e podem ter aplicação em questões do meio ambiente e sanitárias, como detetar doenças com maior antecendência.

No projeto trabalharam conjuntamente investigadores do Instituto de Amesterdão para Soluções Metropolitanas Anvançadas, o Instituto Tecnológico de Massachusetts, a Universidade Tecnológica de Delft e a Universidade de Wageningen, estas duas últimas situadas na Holanda.

Lusa

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.