sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte anuncia teste de foguetão para lançar satélites

© KCNA KCNA / Reuters

A Coreia do Norte realizou um bem-sucedido teste de um novo foguetão, anunciou hoje a imprensa estatal do país.

O engenho vai dar ao país "a capacidade suficiente para lançar vários tipos de satélite, incluindo um de observação da Terra à escala mundial", especificou a agência noticiosa KCNA.

O líder norte-coreano Kim Jong-un supervisionou o teste subterrâneo no Centro Espacial Sohae, cujo objetivo era "confirmar a função da câmara de combustão, a exatidão do funcionamento das válvulas e os sistemas de controlo e fiabilidade do motor durante o tempo de funcionamento de cerca de 200 segundos", acrescentou a agência.

O êxito do fabrico do motor, que alcançou "os valores estimados" durante o teste, dá à Coreia do Norte a capacidade para lançar vários tipos de satélites, incluindo de observação da Terra, como parte do programa espacial de cinco anos do regime, destacou a KCNA.

Kim apelou aos dirigentes, cientistas e técnicos para "finalizarem os preparativos para o lançamento do satélite assim que possível", indicou a agência.

Acredita-se que a Coreia do Norte possa celebrar o 68.º aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coreia, no dia 10 de outubro, com o lançamento de um satélite.

O líder norte-coreano apelou ainda ao lançamento de mais 'rockets' de modo a transformar o país num "possuidor de satélites geoestacionários nos próximos dois anos".

Esta tratou-se da primeira aparição pública de Kim noticiada pelos meios de comunicação estatais desde que Pyongyang fez o quinto ensaio nuclear a 09 de setembro.

A Coreia do Norte foi alvo de cinco 'pacotes' de sanções das Nações Unidas desde que testou pela primeira vez um dispositivo nuclear, em 2006, mas insiste que vai continuar.

A KCNA não indicou a data do teste, mas é habitual que os meios de comunicação social estatais relatem as atividades de Kim com um dia de atraso.

O teste acontece depois de a Coreia do Norte ter, no início do mês, anunciado que conseguiu testar, com êxito, uma ogiva nuclear que pode ser colocada num míssil, e segue-se a uma série de lançamentos de mísseis balísticos.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Dominado incêncio no centro de tratamento de resíduos da Tratolixo
    1:55

    País

    O fogo na Tratolixo, em Trajouce, deflagrou esta segunda-feira à noite. As chamas foram controladas a meio da manhã pelos bombeiros. No local estão 133 operacionais, apoiados por 51 veículos. O fogo não fez vítimas nem danos materiais. O vento dificultou o combate às chamas.

  • Duas execuções no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.