sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte anuncia teste de foguetão para lançar satélites

© KCNA KCNA / Reuters

A Coreia do Norte realizou um bem-sucedido teste de um novo foguetão, anunciou hoje a imprensa estatal do país.

O engenho vai dar ao país "a capacidade suficiente para lançar vários tipos de satélite, incluindo um de observação da Terra à escala mundial", especificou a agência noticiosa KCNA.

O líder norte-coreano Kim Jong-un supervisionou o teste subterrâneo no Centro Espacial Sohae, cujo objetivo era "confirmar a função da câmara de combustão, a exatidão do funcionamento das válvulas e os sistemas de controlo e fiabilidade do motor durante o tempo de funcionamento de cerca de 200 segundos", acrescentou a agência.

O êxito do fabrico do motor, que alcançou "os valores estimados" durante o teste, dá à Coreia do Norte a capacidade para lançar vários tipos de satélites, incluindo de observação da Terra, como parte do programa espacial de cinco anos do regime, destacou a KCNA.

Kim apelou aos dirigentes, cientistas e técnicos para "finalizarem os preparativos para o lançamento do satélite assim que possível", indicou a agência.

Acredita-se que a Coreia do Norte possa celebrar o 68.º aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coreia, no dia 10 de outubro, com o lançamento de um satélite.

O líder norte-coreano apelou ainda ao lançamento de mais 'rockets' de modo a transformar o país num "possuidor de satélites geoestacionários nos próximos dois anos".

Esta tratou-se da primeira aparição pública de Kim noticiada pelos meios de comunicação estatais desde que Pyongyang fez o quinto ensaio nuclear a 09 de setembro.

A Coreia do Norte foi alvo de cinco 'pacotes' de sanções das Nações Unidas desde que testou pela primeira vez um dispositivo nuclear, em 2006, mas insiste que vai continuar.

A KCNA não indicou a data do teste, mas é habitual que os meios de comunicação social estatais relatem as atividades de Kim com um dia de atraso.

O teste acontece depois de a Coreia do Norte ter, no início do mês, anunciado que conseguiu testar, com êxito, uma ogiva nuclear que pode ser colocada num míssil, e segue-se a uma série de lançamentos de mísseis balísticos.

Lusa

  • Coreia do Norte lança novo míssil balístico

    Mundo

    O Pentágono detetou esta sexta-feira mais um lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês já confirmou o lançamento, que terá atingido a zona económica exclusiva, no Mar do Japão.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.