sicnot

Perfil

Mundo

Presidente francês apela ao fim da guerra na Síria

O Presidente francês, François Hollande, lançou esta terça-feira um apelo urgente à comunidade internacional para acabar com a guerra na Síria, afirmando a partir da tribuna das Nações Unidas: "Basta".

"Só tenho uma única palavra para dizer: basta", disse o chefe de Estado francês, na sua intervenção na 71.ª sessão da Assembleia-geral das Nações Unidas, a decorrer em Nova Iorque.

"A tragédia síria será vista pela História como uma vergonha para a comunidade internacional se não terminarmos [com o conflito] rapidamente", declarou François Hollande.

O líder francês descreveu Alepo (norte da Síria), que é novamente alvo de ataques aéreos, como uma "cidade mártir", apontando o regime sírio como "responsável" pelo "fracasso" do cessar-fogo negociado pelos Estados Unidos e pela Rússia.

"Milhares de crianças morreram em ataques, populações inteiras estão a morrer à fome, os comboios humanitários estão a ser atacados, as armas químicas estão a ser usadas", salientou.

A partir da tribuna da ONU, Hollande colocou "quatro exigências" de Paris para o dossiê do conflito sírio: "Impor um cessar-fogo, assegurar a entrega imediata de ajuda humanitária, permitir o reinício das negociações políticas e sancionar a utilização de armas químicas".

Lusa

  • Pelo menos 12 mortos em ataque a coluna humanitária da ONU
    2:19

    Mundo

    Uma coluna de ajuda humanitária foi atingida por ataques aéreos a poucos quilómetros de Aleppo, na Síria. Pelo menos 12 voluntários morreram, naquele que foi o primeiro grande ataque depois do fim do cessar fogo negociado entre Rússia e Estados Unidos. As Nações Unidas expressaram indignação perante o ataque a avisaram que se tiver sido intencional, representa um crime de guerra.

  • ONU suspende ajuda humanitária na Síria

    Mundo

    As Nações Unidas anunciaram que vão suspender toda a ajuda humanitária na Síria depois de camiões da ONU terem sido alvo de um ataque aéreo, próximo de Aleppo. A coluna humanitária tinha as autorizações necessárias, também a Rússia e os Estados Unidos tinham sido notificados, informou um porta-voz da ONU.

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38