sicnot

Perfil

Mundo

UE, EUA e ONU lançam apelos à calma após violentos protestos na RD Congo

UE, EUA e ONU lançam apelos à calma após violentos protestos na RD Congo

As sedes de cinco partidos da oposição foram incendiados esta manhã na República Democrática do Congo, horas depois dos violentos protestos que terão feito mais de 50 mortos e mais de 200 detidos. UE, EUA e ONU lançam apelos à calma.

O jornalista da agência France Press garante ter visto pelo menos dois corpos carbonizados e outras duas pessoas em chamas numa das sedes dos vários partidos incendiados.

Os protestos que degeneraram em violência não se limitaram a Kinshasa e estenderam-se ao sul do país. Protestos contra o Presidente congolês Joseph Kabila que estará a tentar adiar as eleições para se manter no poder, depois de dois mandatos consecutivos e que deveria abandonar o poder em dezembro.

O alto comissariado para os direitos humanos da ONU confirma que há registo de uso excessivo da força por parte das forças de segurança mas também dos manifestantes que ontem invadiram as ruas das principais cidades do Congo.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..