sicnot

Perfil

Mundo

UE, EUA e ONU lançam apelos à calma após violentos protestos na RD Congo

UE, EUA e ONU lançam apelos à calma após violentos protestos na RD Congo

As sedes de cinco partidos da oposição foram incendiados esta manhã na República Democrática do Congo, horas depois dos violentos protestos que terão feito mais de 50 mortos e mais de 200 detidos. UE, EUA e ONU lançam apelos à calma.

O jornalista da agência France Press garante ter visto pelo menos dois corpos carbonizados e outras duas pessoas em chamas numa das sedes dos vários partidos incendiados.

Os protestos que degeneraram em violência não se limitaram a Kinshasa e estenderam-se ao sul do país. Protestos contra o Presidente congolês Joseph Kabila que estará a tentar adiar as eleições para se manter no poder, depois de dois mandatos consecutivos e que deveria abandonar o poder em dezembro.

O alto comissariado para os direitos humanos da ONU confirma que há registo de uso excessivo da força por parte das forças de segurança mas também dos manifestantes que ontem invadiram as ruas das principais cidades do Congo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.