sicnot

Perfil

Mundo

Uma estranha forma de contrair salmonela

© Gary Cameron / Reuters

Um recente estudo norte-americano dá conta de uma estranha forma de contrair salmonela. A criação de galinhas é uma atividade em crescimento nos Estados Unidos, o que levou os investigadores a admitir a possibilidade da doença ser transmitida através de um contacto muito próximo entre estas aves e os humanos.

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças verificou um aumento do número de casos de salmonela em pessoas que se dedicavam à criação destas aves. Os cientistas concluíram que, nos casos estudados entre 1990 e 2014, 13% estavam relacionados com o estranho hábito de alguns humanos beijarem as suas galinhas.

"A maioria dos contactos ocorria em casa dos pacientes, os comportamentos de alto risco incluíam o facto de as galinhas serem mantidas dentro de casa, estabelecendo uma relação muito próxima, incluindo abraçar e beijar as aves", refere o centro norte-americano que realizou a investigação.

A afinidade com estes animais parece em alguns dos casos estudados atingir contornos um tanto bizarros. Diversos pacientes interrogados admitiram que a proximidade vai além do beijo, 46% dizem que têm as galinhas em casa e 10% assumem até que as mantêm nas suas próprias camas.

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.