sicnot

Perfil

Mundo

Angola deseja visita de António Costa ainda este ano

O ministro dos Negócios estrangeiros angolano disse esta quarta-feira, em Nova Iorque, que o país quer intensificar os encontros com Portugal e que deseja receber a visita do primeiro-ministro, António Costa, ainda este ano.

"Queremos que as visitas entre os dois países se estendam aos níveis mais altos dos nossos dirigentes, como o Presidente e o primeiro-ministro. Vamos ver se é possível [a visita de António Costa ainda este ano] e se encontramos tempo", disse Georges Chicoti à agência Lusa.

Chicoti reuniu-se com o seu homólogo português, Augusto Santos Silva, na segunda-feira e os dois responsáveis "concordaram em trabalhar juntos" para que o Presidente da República e o primeiro-ministro de Portugal visitem oficialmente Angola, o que "reafirmaria a confiança entre os dois Estados e governos".

À agência Lusa, Augusto Santos Silva explicou que cabe agora a Angola propor uma data, que será analisada pelo Governo português segundo a agenda do primeiro-ministro.

O govrnante confirmou também que o ministro da Economia português, Manuel Caldeira Cabral, visitará Angola por ocasião da Feira Internacional de Luanda, prevista para o próximo mês de novembro.

"Queremos estimular cada vez mais a cooperação empresarial entre angola e Portugal. Este é o momento de mostrar que queremos boas relações entre os dois países e é nesse sentido que vamos trabalhar", concluiu Georges Chicoti.

Lusa

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36