sicnot

Perfil

Mundo

Angola deseja visita de António Costa ainda este ano

O ministro dos Negócios estrangeiros angolano disse esta quarta-feira, em Nova Iorque, que o país quer intensificar os encontros com Portugal e que deseja receber a visita do primeiro-ministro, António Costa, ainda este ano.

"Queremos que as visitas entre os dois países se estendam aos níveis mais altos dos nossos dirigentes, como o Presidente e o primeiro-ministro. Vamos ver se é possível [a visita de António Costa ainda este ano] e se encontramos tempo", disse Georges Chicoti à agência Lusa.

Chicoti reuniu-se com o seu homólogo português, Augusto Santos Silva, na segunda-feira e os dois responsáveis "concordaram em trabalhar juntos" para que o Presidente da República e o primeiro-ministro de Portugal visitem oficialmente Angola, o que "reafirmaria a confiança entre os dois Estados e governos".

À agência Lusa, Augusto Santos Silva explicou que cabe agora a Angola propor uma data, que será analisada pelo Governo português segundo a agenda do primeiro-ministro.

O govrnante confirmou também que o ministro da Economia português, Manuel Caldeira Cabral, visitará Angola por ocasião da Feira Internacional de Luanda, prevista para o próximo mês de novembro.

"Queremos estimular cada vez mais a cooperação empresarial entre angola e Portugal. Este é o momento de mostrar que queremos boas relações entre os dois países e é nesse sentido que vamos trabalhar", concluiu Georges Chicoti.

Lusa

  • Mãe que ficou sem os sete filhos em 2012 recuperou as crianças

    País

    O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português pela decisão aplicada a Liliana Melo em 2012. A mulher ficou sem os sete filhos por ordem do Tribunal de Sintra. As crianças voltam agora para a mãe, depois de terem estado em diferentes instituições.

  • Vizinhos viram pessoas a dormir na varanda da casa onde estavam sete escravizados

    País

    A Polícia Judiciária e a GNR libertaram sete búlgaros que estavam a ser escravizados em explorações agrícolas do distrito de Bragança. O suspeito dos crimes de tráfico de pessoas, sequestro e escravidão também é búlgaro. O homem foi detido na Bulgária, mas está em prisão preventiva em Portugal. Testemunhas dizem que chegaram a ver várias pessoas a dormir na varanda.

  • Turista britânica desaparecida na Madeira

    País

    A Polícia de Segurança Pública (PSP) na Madeira e os Bombeiros Municipais do Funchal (BMF) estiveram envolvidos esta terça-feira numa operação para encontrar uma estrangeira que foi dada como desaparecida quando fazia um percurso pedestre na zona do Funchal.

  • Primeiro-ministro chinês em "escala técnica" nos Açores

    País

    O primeiro-ministro chinês fez uma paragem de dois dias nos Açores, considerada uma escala técnica pelo Governo da China. Esta é a quarta visita de um responsável chinês, depois de anunciada a redução da presença norte-americana nas Lajes.

  • Bruno de Carvalho critica a contabilidade do Benfica
  • Casal perde relógio na Tailândia e descobre roubo ao ver fotografia

    Mundo

    Uma turista posa ao lado de duas meninas que envergam roupas coloridas, tradicionais da Tailândia, à porta do museu Wat Phra That Doi Suthep, em Chiang Mai. Uma imagem que poderia ser uma boa recordação das férias, mas que acabou por ser reveladora: o casal de turistas acabou por descobrir, ao ver a fotografia, que o relógio desaparecido tinha sido, afinal, roubado.

  • Lago na China torna-se vermelho

    Mundo

    Um lago separado por uma estrada em Yuncheng na China ficou com duas cores diferentes. De um lado da estrada o lago apresenta a sua cor normal, mas do outro vê-se o vermelho. Segundo especialistas, o fenómeno foi causado por algas que afetaram a cor da água, tornando-a vermelha.

  • Nasceu um bebé com três pais

    Mundo

    É um rapaz o primeiro bebé que nasceu com recurso a uma nova técnica que junta genes de três pessoas. Tem o ADN normal do pai e da mãe, juntamente com uma parte do código genético de um doador.

  • Google já é maior de idade

    Mundo

    O Google já é maior de idade. Aos 18 anos o motor de busca funciona em 88 línguas diferentes e é um dos "websites" mais visitado de toda a internet e em todo o mundo.