sicnot

Perfil

Mundo

Dezenas de escolas canadianas evacuadas por suspeita de bomba

A polícia canadiana recebeu um fax indicando que um número não determinado de bombas tinha sido colocado em escolas da província de Prince Edward Island, o que obrigou à evacuação de todos os estabelecimentos de ensino locais.

O porta-voz da Polícia Montada do Canadá, sargento Kevin Bailey, assinalou numa conferência de imprensa que ameaças semelhantes foram enviadas a outras escolas no Canadá e pelo menos a uma escola dos Estados Unidos.

Bailey adiantou que a polícia não está segura de que as ameaças estejam relacionadas.

A mensagem enviada à polícia não indicava as escolas onde estavam as bombas, mas ameaçava que explodiriam hoje.

O porta-voz da polícia disse que até ao momento não foram encontrados quaisquer engenhos explosivos nas escolas.

A Polícia Montada do Canadá tinha informado num comunicado divulgado no seu 'site' que as escolas da Prince Edward Island estavam a ser evacuadas devido a uma "potencial ameaça", sem dar mais pormenores.

A polícia de Halifax, na província vizinha da Nova Escócia, por seu turno, anunciou buscas num campus desta cidade portuária depois de ter recebido um "alerta de bomba" anónimo. Dois outros campus da mesma universidade em Sydney, a norte da província, foram igualmente evacuados.

Cerca de 60 estabelecimentos de ensino no total foram evacuados hoje de manhã devido às ameaças anónimas.

Imagens transmitidas pela radiotelevisão pública canadiana, CBC, mostravam filas de estudantes acompanhados por professores andando pelas ruas em direção a locais considerados seguros.

Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.