sicnot

Perfil

Mundo

Donos de cães com focinho achatado "devem pensar duas vezes" antes de os comprar

© ERIC THAYER / Reuters

As raças de cães com o focinho achatado, conhecidas como braquicefálicas, podem ter mais problemas de saúde se comparadas a outras. Razão pela qual os veterinários apelam a quem procura um cão de companhia, para que escolham outras raças.

Affenpinscher, Buldogue Americano, Cocker Spaniel Americano, Boston Terrier, Boxer, Griffon de Bruxelas ou Buldogue Inglês são apenas algumas das raças dos cães "braquicefálicos" e que nos últimos tempos se tornara, muito populares e "na moda".

Os veterinários avisam, no entanto, que estes cães têm um crânio compacto e o sistema respiratório superior comprimido, o que dificulta a passagem do ar.

reuters

"Os potenciais donos têm de ter em consideração que estes cães podem sofrer de um vasto número de doenças, desde úlceras oftalmológicas a graves dificuldades respiratórias", explica Sean Wensley, presidente da Associação Britânica de Veterinários.

"Encorajamos fortemente as pessoas a escolhere, raças mais saudáveis ou a cruzamentos de raças", diz.

Reuters

“O palato mole deste cães é alongado e, o mesmo, separa a cavidade oral da cavidade nasal. Essa alteração pode fazer com que esse tecido mole cause obstrução parcial ou total da garganta”, explica uma veterinária.

Os problemas respiratórios podem ainda levar a uma condição chamada síndrome braquicefálica, se não forem tratados a tempo. Existem alguns fatores de risco para a ocorrência desta síndrome, como a raça, obesidade, climas quentes e húmidos, estado de excitação, sedação, sono, reações alérgicas, doenças que afetam os pulmões ou o sistema endócrino que causem aumento do ganho de peso, e respiração ofegante.

  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.