sicnot

Perfil

Mundo

Donos de cães com focinho achatado "devem pensar duas vezes" antes de os comprar

© ERIC THAYER / Reuters

As raças de cães com o focinho achatado, conhecidas como braquicefálicas, podem ter mais problemas de saúde se comparadas a outras. Razão pela qual os veterinários apelam a quem procura um cão de companhia, para que escolham outras raças.

Affenpinscher, Buldogue Americano, Cocker Spaniel Americano, Boston Terrier, Boxer, Griffon de Bruxelas ou Buldogue Inglês são apenas algumas das raças dos cães "braquicefálicos" e que nos últimos tempos se tornara, muito populares e "na moda".

Os veterinários avisam, no entanto, que estes cães têm um crânio compacto e o sistema respiratório superior comprimido, o que dificulta a passagem do ar.

reuters

"Os potenciais donos têm de ter em consideração que estes cães podem sofrer de um vasto número de doenças, desde úlceras oftalmológicas a graves dificuldades respiratórias", explica Sean Wensley, presidente da Associação Britânica de Veterinários.

"Encorajamos fortemente as pessoas a escolhere, raças mais saudáveis ou a cruzamentos de raças", diz.

Reuters

“O palato mole deste cães é alongado e, o mesmo, separa a cavidade oral da cavidade nasal. Essa alteração pode fazer com que esse tecido mole cause obstrução parcial ou total da garganta”, explica uma veterinária.

Os problemas respiratórios podem ainda levar a uma condição chamada síndrome braquicefálica, se não forem tratados a tempo. Existem alguns fatores de risco para a ocorrência desta síndrome, como a raça, obesidade, climas quentes e húmidos, estado de excitação, sedação, sono, reações alérgicas, doenças que afetam os pulmões ou o sistema endócrino que causem aumento do ganho de peso, e respiração ofegante.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC