sicnot

Perfil

Mundo

Donos de cães com focinho achatado "devem pensar duas vezes" antes de os comprar

© ERIC THAYER / Reuters

As raças de cães com o focinho achatado, conhecidas como braquicefálicas, podem ter mais problemas de saúde se comparadas a outras. Razão pela qual os veterinários apelam a quem procura um cão de companhia, para que escolham outras raças.

Affenpinscher, Buldogue Americano, Cocker Spaniel Americano, Boston Terrier, Boxer, Griffon de Bruxelas ou Buldogue Inglês são apenas algumas das raças dos cães "braquicefálicos" e que nos últimos tempos se tornara, muito populares e "na moda".

Os veterinários avisam, no entanto, que estes cães têm um crânio compacto e o sistema respiratório superior comprimido, o que dificulta a passagem do ar.

reuters

"Os potenciais donos têm de ter em consideração que estes cães podem sofrer de um vasto número de doenças, desde úlceras oftalmológicas a graves dificuldades respiratórias", explica Sean Wensley, presidente da Associação Britânica de Veterinários.

"Encorajamos fortemente as pessoas a escolhere, raças mais saudáveis ou a cruzamentos de raças", diz.

Reuters

“O palato mole deste cães é alongado e, o mesmo, separa a cavidade oral da cavidade nasal. Essa alteração pode fazer com que esse tecido mole cause obstrução parcial ou total da garganta”, explica uma veterinária.

Os problemas respiratórios podem ainda levar a uma condição chamada síndrome braquicefálica, se não forem tratados a tempo. Existem alguns fatores de risco para a ocorrência desta síndrome, como a raça, obesidade, climas quentes e húmidos, estado de excitação, sedação, sono, reações alérgicas, doenças que afetam os pulmões ou o sistema endócrino que causem aumento do ganho de peso, e respiração ofegante.

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".