sicnot

Perfil

Mundo

Donos de cães com focinho achatado "devem pensar duas vezes" antes de os comprar

© ERIC THAYER / Reuters

As raças de cães com o focinho achatado, conhecidas como braquicefálicas, podem ter mais problemas de saúde se comparadas a outras. Razão pela qual os veterinários apelam a quem procura um cão de companhia, para que escolham outras raças.

Affenpinscher, Buldogue Americano, Cocker Spaniel Americano, Boston Terrier, Boxer, Griffon de Bruxelas ou Buldogue Inglês são apenas algumas das raças dos cães "braquicefálicos" e que nos últimos tempos se tornara, muito populares e "na moda".

Os veterinários avisam, no entanto, que estes cães têm um crânio compacto e o sistema respiratório superior comprimido, o que dificulta a passagem do ar.

reuters

"Os potenciais donos têm de ter em consideração que estes cães podem sofrer de um vasto número de doenças, desde úlceras oftalmológicas a graves dificuldades respiratórias", explica Sean Wensley, presidente da Associação Britânica de Veterinários.

"Encorajamos fortemente as pessoas a escolhere, raças mais saudáveis ou a cruzamentos de raças", diz.

Reuters

“O palato mole deste cães é alongado e, o mesmo, separa a cavidade oral da cavidade nasal. Essa alteração pode fazer com que esse tecido mole cause obstrução parcial ou total da garganta”, explica uma veterinária.

Os problemas respiratórios podem ainda levar a uma condição chamada síndrome braquicefálica, se não forem tratados a tempo. Existem alguns fatores de risco para a ocorrência desta síndrome, como a raça, obesidade, climas quentes e húmidos, estado de excitação, sedação, sono, reações alérgicas, doenças que afetam os pulmões ou o sistema endócrino que causem aumento do ganho de peso, e respiração ofegante.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.